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CFTV ajuda prevenir perdas no comércio varejista

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A tecnologia é uma das principais aliadas na prevenção de perdas

Ao passar as compras, o operador de caixa em uma loja de roupas finge registrar as mercadorias mais valiosas e entrega as peças para um cliente-cúmplice. Enquanto isso, em uma rede de autosserviço, um empregado danifica de propósito embalagens de produtos para justificar o descarte e levá-los para casa. Os golpes descritos ocorrem diariamente no país. A oportunidade, associada à falta de controle, cria um ambiente fértil para roubos internos.

Em 2012, as perdas no varejo representaram 1,83% do faturamento bruto do setor, que totaliza R$ 98 bilhões, ou seja, os prejuízos chegaram ao patamar de R$ 1,7 bilhão, de acordo com pesquisa elaborada pelo PROVAR/FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração). Este percentual é o maior desde 2008, quando se registrou 2,05% em perdas, e está 0,07 p.p acima do índice computado em 2011 (1,76%). Os principais resultados referentes aos segmentos analisados – supermercado, farmácia, construção e vestuário.

Prevenir é melhor que remediar e a tecnologia é uma das principais aliadas na prevenção de fraudes. Uma das soluções que podem ser empregadas para diminuir essas perdas são a instalação de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) nos estabelecimentos comerciais. As imagens registradas pelas câmeras de CFTV além de ajudar a flagrar e identificar furtos, também otimizam nas operações: é possível monitorar áreas que mais atraem clientes, verificar prateleiras que precisam ser reabastecidas e saber em tempo real quais setores necessitam de mais vendedores.

origem: http://www.segs.com.br/informatica-e-ti/154540-cftv-ajuda-prevenir-perdas-no-comercio-varejista.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

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