Em São Luís, áreas monitoradas têm redução no número de crimes
No mês de setembro foram registradas apenas duas ocorrências. Houve uma queda de 14 por cento. A criação da Central de Videomonitoramento da Polícia, na capital maranhense, tem colaborado bastante para a redução no número da criminalidade na cidade.
Em áreas como a Avenida Litorânea e a Lagoa da Jansen a média de registros de roubos e furtos a pessoas e veículos era de 11 a 14 ocorrências mensais durante todo este ano. Porém, no mês de setembro foram registradas apenas duas ocorrências de criminalidade nessas regiões. Uma queda que equivale a 14 por cento. Essa estatística positiva do aumento da segurança na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen é resultado de uma ação conjunta das Polícias Civil, Militar, do reforço de homens da Força Nacional, que se encontra em São Luís, e também da Central de Videomonitoramento. De acordo com o subdelegado geral Augusto Barros, o trabalho conjunto de todas as equipes de segurança foi essencial para que as estatísticas pudessem atingir um valor positivo para os órgãos, e também para a própria sociedade.
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS), Inácio Henrique, uma possível vítima pode manter contato direto com a Central apenas acionando um botão que tem ligação direta com o operador que está filmando toda a ação. “Nós temos um botão que fica, mais ou menos, na altura de dois metros. Um botãozinho vermelho e acionando esse botão automaticamente a imagem da pessoa aparece aqui no sistema de videomonitoramento e ela mantém um contato direto com o operador e esse operador realiza efetivamente aquela ocorrência que ela tá precisando fazer no local e já tá sendo imediatamente filmada”.
origem: http://www.abese.org.br/clipping13-10-2014/#f3
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’