A Microsoft anunciou dia 30/09, durante um evento nos Estados Unidos o Windows 10, nova versão do sistema operacional para desktops mais usado no mundo.
*Fotos usadas no artigo vieram do The Verge.
Windows 10
De acordo com a Microsoft, o Windows 10 será compatível com os sistemas de gerenciamento tradicionais disponíveis hoje.
Os usuários corporativos terão um ambiente familiar, com as ferramentas que ele eles costumavam usar, como o menu Iniciar, mais segurança e recursos modernos como uma loja de aplicativos personalizada.
Em seu anúncio a Microsoft confirmou que o Windows 10 oferecerá uma experiência sob medida para o hardware onde ele estiver instalado.
Assim o novo sistema operacional oferecerá uma experiência que se adapta ao dispositivo. Por exemplo, usuários em tablets versão a tela inicial e usuários em PCs tradicionais verão o menu Iniciar.
Um detalhe sobre o novo menu Iniciar é que ele e a tela inicial foram “combinados”. Os blocos dinâmicos ainda poderão ser exibidos e redimensionados normalmente.
Quando o usuário adiciona mais blocos dinâmicos ao menu Iniciar, ele se expande para acomodá-los. Ao chegar em um certo tamanho, o usuário tem a opção de trocar o menu pela tela inicial. Já os apps Metro poderão ser executados em janelas na área de trabalho.
A nova busca universal no menu Iniciar do Windows 10 pode exibir resultados encontrados no computador e na Web. Outra novidade é o suporte para áreas de trabalho virtuais (ou task view, que foi como a Microsoft chamou este recurso no evento):
Para quem usa o prompt de comando, ele também foi atualizado no Windows 10. Power users agora poderão usar o atalho de teclado CTRL+V para colar conteúdo e outros recursos experimentais:
Apesar das mudanças com foco no uso tradicional com mouse e teclado, a Microsoft não abandonará o suporte para telas sensíveis ao toque.
Para aparelhos híbridos como o Lenovo Yoga 2 Pro, que combina tablet e notebook, o novo Windows terá um modo chamado “Continuum”.
Com este modo o usuário pode alternar facilmente entre o uso do híbrido como tablet e como notebook, basicamente combinando a simplicidade do tablet com a experiência de uso tradicional:
Com o Windows 10, que também passa a ser nome da nova versão do Windows para smartphones, a Microsoft também passará a oferecer uma loja de aplicativos única em todas as plataformas.
A versão final do sistema operacional tem lançamento previsto para 2015, mas nenhuma data específica foi divulgada.
Origem: http://www.baboo.com.br/windows/microsoft-anuncia-o-windows-10/
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’