Câmeras são uma das principais armas da polícia no combate ao crime. Olhar eletrônico ajuda na vigilância das ruas, casas e empresas. As câmeras de segurança já são uma das principais armas da polícia no combate ao crime.
Um sistema criado em São Paulo já consegue monitorar as ruas e avenidas para identificar os criminosos. O olhar eletrônico que ajuda na vigilância das ruas, casas e empresas é o tema da Câmera JH. A Grande São Paulo já tem 1,5 milhão de câmeras para vigiar os mais de 20 milhões de habitantes – uma câmera para cada 14 pessoas. Elas monitoram multidões o dia inteiro. É quase impossível circular pelas grandes cidades sem ser monitorado. “A estimativa que nós temos é de que até o final do ano de 2014 teremos uma câmera para cada dez habitantes”, revela a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança Selma MIgliori. As imagens das câmeras podem tirar a privacidade, mas também ajudam no combate ao crime. Não existe uma estatística de quantos crimes foram solucionados com a ajuda das imagens das câmeras de segurança, mas a polícia conta cada vez mais com elas. Graças às imagens, a polícia conseguiu prender, em poucas horas, o assassino do zelado Jeci Lopes de Souza, em maio. “Se não tivesse a imagem, nós teríamos apenas a informação dos familiares e de alguns vizinhos de que o porteiro desceu até o 11º andar, afim de entregar as correspondências e dali desapareceu”, diz o delegado Egídio Cobo. No ano passado, a morte do empresário Marcos Matsunaga também foi esclarecida com a ajuda das imagens de câmeras de segurança. A mulher dele, Elize, foi presa porque matou e esquartejou o marido.
origem: http://www.abese.org.br/clipping10-11-2014/#a4
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’