O uso de cabeamento estruturado em CFTV
O uso de cabeamento estruturado em CFTV
Sistemas de CFTV foram originalmente dimensionados para que o sinal de vídeo de uma câmera fosse transmitido até um monitor através de um cabo coaxial com 75 ohms de impedância. Esse cabo foi denominado como RG-59/U. RG (radio guide) era uma nomenclatura utilizada para cabos de RF na norma MIL-STD-196E; 59 era um número sequencial (era o 59º cabo a ser denominado) e o U significava que era de uso utilitário.
Segundo a norma, seu diâmetro externo é de 6,6 mm. Relativamente espesso, se considerarmos que é muito comum termos que passar 16 ou mais desses cabos em um único eletroduto, como quando entram na sala de segurança.
Para resolver esse problema, uma empresa americana teve a brilhante ideia de utilizar cabos de rede CAT 5 para transmitir o sinal de vídeo. Para isso ela criou baluns que adaptavam a impedância de 75 ohms da câmera para a impedância de 100 ohms dos cabos UTP e vice versa, levando o sinal de vídeo a até 300 m de distância.
Essa ideia foi imediatamente aceita pelo mercado de CFTV, pois além do cabo de rede ter um diâmetro externo menor (cerca de 5,25 mm), ainda possibilitava transmitir o sinal de vídeo de até 4 câmeras em um mesmo cabo, pois possui 4 pares. Sendo assim, ao invés de se passar 16 cabos de 6,6 mm em um eletroduto, passavam-se apenas quatro cabos de 5,25 mm!
Isso propiciava uma grande redução no custo de infraestrutura e do próprio cabeamento.
origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2015-04-o-uso-de-cabeamento-estruturado-em-cftv-19151
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’