Foi inaugurado no Terminal Central de Uberlândia, nesta quinta-feira (28), o Centro de Controle de Operações do Transporte Público (CCO). O sistema vai monitorar em tempo real as rotas dos ônibus durante todo o turno de trabalho. Os dados permitirão fiscalizar o trajeto feito, avaliar atrasos, imprevistos e fornecer o correto horário de chegada e partida dos veículos para os usuários.
Serão monitorados os cerca de 440 veículos do transporte coletivo local, em 128 linhas, que transportam, em média, 200 mil pessoas por dia. Com o sistema, será possível evitar, por exemplo, que os ônibus de uma mesma linha andem em comboio, mudar a rota em caso de imprevisto nas vias, agilizar o trajeto de chegada e partida e, caso necessite, dar reforço para determinada rota
Isso vai facilitar também a fiscalização da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran). Com esse acompanhamento, o usuário se beneficia por ter acesso ao horário correto do seu transporte e nós buscaremos ainda mais a precisão no trabalho”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade.
“O monitoramento poderá evitar custos desnecessários, como no caso de dois ônibus de uma mesma linha muito próximos e ainda diminuir a aglomeração de passageiros em todos os pontos do sistema. Essa é nossa expectativa”, disse Rogério Montalvão, presidente da Comtec (Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais).
A Settran será a responsável por gerenciar a nova plataforma, com os fiscais da pasta acompanhando informações reais e pontuais sobre a prestação do serviço de transporte público. As três empresas de ônibus e a Comtec, responsável pelos terminais, irão executar e custear o projeto.
Sala do Centro de Controle tem seis telões
A sala do Centro de Controle de Operações do Transporte Público (CCO), inaugurada ontem, no Terminal Central de Uberlândia, conta com seis telões, todos conectados à frota de ônibus do transporte coletivo. Todos os terminais também receberão telões com informações reais e pontuais sobre a prestação do serviço de transporte público, que serão disponibilizadas no aplicativo Moovit, para smartphones e tablets.
“Em alguns meses vamos criar um aplicativo próprio e que contenha esses dados para os deficientes visuais”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade.
GPS
O transporte coletivo de Uberlândia já teve um equipamento para monitoramento dos ônibus pelo sistema de GPS que era feito pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran).
origem: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/novo-sistema-vai-monitorar-transporte-publico-em-tempo-real/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’