Não existem dados específicos nesta pesquisa para o estado da Bahia
Um crime que gerou, apenas em 2015, um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões de reais em todos os estabelecimentos do país e que acarretou em uma perda de 2,26% no faturamento dos grandes, médios e pequenos mercados, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os furtos realizados por pessoas que se passam por clientes dentro desses locais ainda são um problema que as empresas do setor têm enfrentado e vem criando mecanismos para coibir.
Não existem dados específicos nesta pesquisa para o estado da Bahia, mas segundo o consultor de varejo da Associação Baiana de Supermercados (Abase), Rogério Machado, as perdas por conta desta ação, na região Nordeste, chegam a atingir 2,5% das vendas totais. “Suponha que um supermercado fature R$ 1 milhão por mês e daí você tira o prejuízo. E Isso nós estamos falando das lojas que estão focadas, o tempo todo, na chamada redução de perdas. Nos mercados que não tem isso, a perda pode chegar a 5%”, alertou.
Ainda de acordo com a pesquisa da Abras, dentre os artigos mais furtados, no ano passado, em primeiro lugar ficaram os doces em geral (25%), seguido pelas bebidas – alcoólicas ou não – (22%), carnes (14%), perfumaria (9%) e desodorantes (9%). Também completam a lista os laticínios (6%), lâminas de barbear (6%), chips de celular (5%) e brinquedos (4%).
Para tentar acabar com esta prática, alguns supermercados de Salvador tem apostado na tecnologia como forma de inibir os furtos. Segundo um gerente de um estabelecimento que fica na região das Sete Portas, após a instalação de câmeras e a contratação de mais dois seguranças, este tipo de ação teve uma queda de 90%. Contudo, ele informou que o prejuízo no faturamento por deste crime fica entre 0,5% e 1%.
“Por dia, são aproximadamente cinco furtos que são inibidos, fora os que a gente não consegue perceber. Mas, geralmente quem é pego furtando nós encaminhamos para a delegacia”, disse. Segundo ele, são as mulheres, de mais idade, as principais autoras deste tipo de ato, colocando os itens na bolsa ou dentro das calças.
Em outro supermercado, desta vez na região do Largo do Tamarineiro, também são os mais idosos que, segundo a gerente do local, cometem este tipo de crime, sendo que os homens buscam bebidas e as mulheres alimentos. “Mudamos a posição dos produtos, mas mesmo assim eles insistem. Aqui, inclusive, já tivemos casos de a pessoa vir e furtar o mesmo item mais de uma vez”, comentou.
Por lá, quando alguém é flagrado, ao contrário do mercado nas Sete Portas, tudo é feito na base da conversa. “Outro caso foi de uma senhora que, quando foi descoberta, nos entregou o material e logo saiu correndo”, revelou. No local, além de cosméticos, são furtados geralmente itens como bebidas e carnes. O prejuízo, por lá, chega a até 2% do faturamento.
PREVENÇÃO
Segundo a pesquisa feita pela Associação – realizada com base nas informações de 302 redes participantes que, juntas, somam mais de quatro mil lojas pelo Brasil – 65,9% delas possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas como monitoramento por câmeras, alarmes de acesso, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.
Além disso, treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas estão entre as atividades adotadas para a prevenção de perdas pelos estabelecimentos.
“A prevenção de perdas é fundamental para o crescimento sustentável das empresas. Os dados divulgados nesta pesquisa contribuem para o planejamento das empresas supermercadistas, para que possam reduzir as perdas, definir estratégias e ampliar a eficiência das lojas, e assim melhorar ainda mais seus serviços aos consumidores”, ressaltou Márcio Milan, superintendente da Abras.
origem: http://www.tribunadabahia.com.br/2016/09/20/furtos-geram-prejuizo-em-supermercados
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br
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