Projeto Capta Campinas já gera resultados
Imagens das câmeras de vigilância compartilhadas com a Guarda Municipal desvendaram o assalto que ocorreu em um dos postos de gasolina da cidade
A Prefeitura de Campinas implementou recentemente um projeto que visa aumentar a segurança dos seus cidadãos e diminuir os números de crimes cometidos na cidade. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, nos sete primeiros meses de 2016, a cidade de 1,1 milhão de habitantes no interior do estado de São Paulo registrou 143 assassinatos, 10 latrocínios, 10.583 roubos e 294 roubos de carga.
Aliando a tecnologia para encontrar soluções mais efetivas para este cenário, foi criado o Programa Campinas Bem Segura e o Projeto Capta, ações que já começaram a dar frutos para a população.
O Campinas Bem Segura garante a fiscalização de 30 pontos da cidade com uma média de 70 câmeras. O projeto prevê o monitoramento de 103 pontos que podem utilizar 300 câmeras com a sua implementação completa.
Somado a ele, o Projeto Capta, que tem seu nome derivado de “captação de imagens”, permite que alguns postos de gasolina do município compartilhem imagens das câmeras de segurança, em tempo real, diretamente com a Guarda Municipal e Central de Monitoramento Integrada de Campinas (CIMCamp). Isso é possível por meio da tecnologia oferecida pela empresa canadense Genetec, através do software Security Center 5.5.
Ainda em fase piloto, o Capta já tem mostrado resultados, auxiliando a desvendar um assalto que resultou na prisão de um dos bandidos. De acordo com William Barbanera, Diretor da CIMCamp, a ocorrência aconteceu no final de novembro onde seis homens, que estavam em dois veículos serraram o cofre de um posto de combustível levando o valor de R$ 14 mil reais, além de produtos e dinheiro da loja de conveniência. Após verificar as gravações das câmeras de segurança do posto, a CIMCamp, juntamente com a Guarda Municipal, conseguiu identificar as placas dos carros e realizou a primeira abordagem quando um dos automóveis retornou à cidade.
Inicialmente, os resultados do projeto serão analisados pelo período de um ano. Após este tempo, a ideia é que, gradativamente, os demais postos da cidade façam parte do programa Capta e que o projeto seja expandido para outras cidades do Brasil.
O Capta foi destaque da Revista Digital Security nº 63, leia aqui!
origem: http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2017-02-projeto-capta-campinas-ja-gera-resultados-23019
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’