Todos os dias o metrô de Recife é responsável pelo transporte de milhares de usuários de quatro municípios atendidos pelo serviço administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Qualquer ocorrência pode afetar a rotina de todos os passageiros, por isso, trabalhar na prevenção e segurança das estações é investir na melhor experiência daqueles que utilizam as composições para se locomover.
Com um aporte de R$ 61,5 milhões para investir em melhorias no metrô pernambucano, a CBTU colocou em prática o plano de recuperação de estações, trens, sistemas elétricos e via permanente. Inaugurou uma nova fase de operação de videomonitoramento com a aquisição de 1380 câmeras de alta resolução da Dahua Technology, juntamente com o VMS SecurOs Enterprise da ISS (Intelligent Security Systems) que também controla o video wall da Central de Monitoramento, fornecidos pelo distribuidor Spectra, para a implantação do sistema de videomonitoramento.
Mais do que respaldar ações de segurança – como a identificação de suspeitos, por exemplo – as imagens atuam para preservar o bom funcionamento dos trens e, consequentemente, o atendimento aos milhares de passageiros que confiam no serviço para se locomover por Recife e Regiões Metropolitanas.
As câmeras analisam e reconhecem situações que representam um risco para a operação. Por exemplo, a presença de um invasor em uma área restrita. Assim, mesmo que o operador não esteja prestando atenção nas imagens daquele equipamento específico, o recurso aponta o ocorrido e colabora com o serviço do agente.
O analítico de reconhecimento de placas da ISS também auxilia no controle de áreas restritas, permitindo que somente veículos autorizados tenham acesso a estes locais.
Origem: Revista Segurança Eletrônica
Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br