A necessidade de imagens de vídeo nítidas e claras em ambientes com pouca luz sempre existiu. Os dados confirmam: ao cometer crimes como roubo e furto de veículos, os criminosos definitivamente preferem se esconder sob a proteção da escuridão.
Portanto, para prevenir e combater o crime, é vital ter câmeras de segurança que possam gravar imagens nítidas e de qualidade, em uma variedade de condições de luz, especialmente na escuridão quase total.
Durante anos, melhorias na tecnologia de sensor e algoritmos para aprimorar a imagem ajudaram a fornecer melhor vigilância em condições de pouca luz. Além da iluminação IR, outras disponibilidades incluem a adição de luz visível nas proximidades do campo de visão, o uso de intensificadores de imagem, lentes de baixa luminosidade e câmeras térmicas.
Existem diferentes tipos de câmeras, incluindo algumas tecnologias recentes da Hikvision, fornecedora mundial de soluções e produtos de segurança, para auxiliar com soluções alternativas para monitoramento com pouca luz e no escuro total.
Visualização possível com pouca luz
Pouca luz significa abaixo de 0,002 Lux, que são as mesmas condições de uma noite clara sem lua. Muitas câmeras de vigilância construídas hoje para desempenho em baixa luminosidade podem fornecer imagens utilizáveis e de alta qualidade, aplicando ótica melhor e sensores avançados.
Para simplificar, a lente usada recebe o máximo de luz possível no sensor de imagem. Dessa forma, a Hikvision tem duas opções.
A primeira são as câmeras Hikvision ColorVu, que são ideais para monitoramento em um alcance mais próximo. Com uma super abertura F1.0 e um sensor avançado, esses olhos inteligentes capturam quatro vezes mais luz que uma câmera convencional, para imagens coloridas como a luz do dia em condições de pouca luz.
Se os níveis de luz caírem para zero, a iluminação complementar embutida garante que a câmera possa capturar imagens em cores vivas em um alcance de até 40 metros.
Se você precisa de um monitoramento de segurança com pouca luz em distâncias maiores, o alcance da câmera Hikvision DarkFighter é ideal. Apresentando um sensor CMOS de varredura progressiva de grande porte e uma lente DarkEye SLA com uma abertura F0.95 supergrande angular, as câmeras DarkFighter podem fornecer excelentes imagens HD de alta qualidade em cores com até 0,002 Lux.
Com o campo de visão ampliado da câmera permite aos agentes de segurança que percorram e cubram uma grande área de atenção, particularmente ideal para monitoramento de ruas de cidades e ambientes abertos como portos, praças, estacionamentos etc.
Visualização possível na escuridão total
Quando a luz ambiente é nula, há uma opção padrão da indústria: câmeras infravermelhas. Os fabricantes de câmeras de segurança criaram câmeras diurnas/noturnas que adicionam iluminadores infravermelhos para capturar imagens monocromáticas quando o nível de luz cai para zero lux. Especificamente, os iluminadores IR emitem luz infravermelha que é refletida por objetos e é posteriormente coletada pelo sensor da câmera para produzir uma imagem nítida em preto e branco.
Hoje, a grande maioria das câmeras do mercado vem com iluminadores infravermelhos integrados. Mas se você quiser estar um passo à frente, vale a pena considerar a variedade de câmeras Hikvision DarkFighterX. Com base no olho humano, essas câmeras usam uma única lente com dois sensores: um para imagens de infravermelho, que garante que as imagens de vídeo sejam brilhantes e nítidas, e outro para luz visível, que permite que as imagens de vídeo sejam reproduzidas em cores vivas e completas.
Ambos os sinais trabalham juntos para criar uma imagem única, brilhante e colorida em condições de luz tão baixas quanto 0,0005 Lux. Em luz zero, as câmeras permitem que a iluminação suplementar mista renderize imagens coloridas.
Mas e se estiver escuro total e sua visão estiver ofuscada, seja por chuva, neblina ou até mesmo por folhagem densa? Se você está tentando ver nas condições mais desafiadoras, há uma opção confiável: câmeras térmicas.
Em vez de usar luz, as câmeras térmicas medem o calor, ou a radiação térmica, para gerar imagens de seu campo de visão. Dessa forma, a imagem renderizada é menos afetada por chuva, neve, neblina, poluição ou qualquer coisa que possa obscurecer a luz.
A forma como as câmeras térmicas “veem” permite que elas captem movimentos com alta precisão, dando aos operadores de segurança visão total sobre objetos, veículos e intrusos. Combinada com a tecnologia Video Content Analysis (VCA), as câmeras térmicas podem oferecer uma variedade de soluções de segurança de perímetro, como detecção de cruzamento de linha e detecção de intrusão.
Isso significa que elas podem detectar facilmente intrusos se movendo por meio de arbustos ou sob a cobertura de escuridão completa.
origem: https://revistadigitalsecurity.com.br/veja-no-escuro-com-tecnologias-de-imagem-variadas/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br