Câmeras de monitoramento urbano reforçam segurança em Maricá
A Prefeitura de Maricá trabalha para que moradores e turistas se sintam seguros quando transitam pelas ruas da cidade, com vigilância feita 24 horas por agentes e câmeras de monitoramento. Dados divulgados esta semana pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP), da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), confirmam que, em 2021, as câmeras ajudaram a elucidar 182 casos, entre roubos, furtos e ocorrências policiais.
Para o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Rhonaltt Bueno, o sistema de monitoramento em vias públicas é de suma importância para Maricá, uma cidade que pretende ser cada vez mais inteligente e desenvolvida.
“Essas ferramentas de gerenciamento tecnológicos colaboram com nosso trabalho e são capazes de alterar e melhorar o dia a dia das pessoas. As câmeras e seus sistemas apontam e possibilitam soluções diárias em nossas ruas, ajudam no atendimento célere de diversas ocorrências, possibilitam o cerco amplo ou restrito de veículos e/ou pessoas em fuga ou flagrantes. Elas já ajudaram a esclarecer crimes, salvar vidas e elucidar sequestros”, explica, adiantando que, em breve, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública vai receber novas tecnologias.
Locais estratégicos e ação integrada
O equipamento tecnológico instalado em locais estratégicos da cidade auxilia o trabalho dos guardas municipais, dos profissionais da Seop e dos policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Instalado em 2016, em vários pontos da cidade, o CFTV é utilizado para reforçar a segurança a partir do monitoramento e controle de acesso à cidade com a transmissão das imagens para monitores do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
É importante destacar que nos locais onde as 30 câmeras estão instaladas não há necessidade da colocação de agentes em pontos de observação, pois o campo de vigilância é garantido pelo equipamento, aumentando a segurança e ajudando a prevenir atos ilícitos, como roubos e furtos. Já os 94 pontos de OCRs, parte do cerco inteligente de Maricá desde 2019, detectam e identificam qualquer veículo roubado ou clonado que passe pela cidade.
origem: Câmeras de monitoramento urbano reforçam segurança em Maricá | Prefeitura de Maricá (marica.rj.gov.br)
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br