Covid-19: CoronaVac e Covishield são eficazes contra variante de Manaus
Estudos preliminares confirmaram nesta segunda-feira (8) que ambas as vacinas contra Covid-19 administradas no Brasil — CoronaVac, da Sinovac, e Covishield, da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford — são eficazes contra a variante brasileira P.1 do novo coronavírus. À Reuters, uma fonte ligada ao estudo confirmou que a pesquisa com a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan.
De acordo com a fonte, o levantamento testou amostras de sangue retiradas de imunizados com CoronaVac contra a variante P.1. Os resultados apontam que a fórmula é eficaz contra a cepa, mas o estudo será ampliado para a obtenção de dados definitivos.
No fim de fevereiro, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, já havia demonstrado otimismo em relação à eficácia da CoronaVac contra as variantes do novo coronavírus. Segundo ele, testes na China demonstraram boa eficácia do imunizante contra as variantes britânica (B.1.1.7) e sul-africana (B.1.351).
Já a Covishield teve a eficácia contra a variante brasileira P.1 comprovada por estudos preliminares da Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. A informação foi confirmada por Maurício Zuma, que dirige a unidade produtora de imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas os resultados só serão divulgados ao longo da semana.
Então, neutralizar essa variante é essencial para reduzir contágios e de mortes. Isso não significa, no entanto, que é possível eliminar as medidas de restrição e as ações preventivas.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br