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Adapte-se às tendência globais da cadeia de suprimentos

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Grande parte do mundo continua sofrendo tensão na cadeia de suprimentos, com desafios que vêm em uma variedade de formas. Interrupções de transporte e frete, aumento dos preços de metais e outros materiais, escassez de resina plástica e chips semicondutores – esses são apenas alguns dos aspectos envolvidos. Os setores com cadeias de suprimentos complexas que dependem de insumos de outras empresas que também enfrentam escassez e desafios de entrega são especialmente afetados.

O que o New York Times chamou de “A Grande Disrupção da Cadeia de Suprimentos” teve seu efeito em todo o mundo. Quando a demanda do consumidor por um produto na Ásia que precisa de um chip de computador aumenta, a produção de outro produto na América do Norte que precisa do mesmo chip diminui. E os problemas não terminam com uma simples equação de oferta e demanda.

Os aumentos de preços são outro efeito direto. De acordo com o Índice de Preços do Produtor, vimos recentemente o maior aumento ano a ano desde 1974.

Este não é um simples problema do tipo “nós” ou “eles”. Fabricantes, fornecedores, distribuidores e usuários finais estão sentindo os efeitos e trabalhando para superar vários desafios.

Então, por que continuamos a ver rachaduras nas cadeias de suprimentos globais?

Uma resposta simples é que esses problemas expuseram fragilidades que sempre existiram – bastou um empurrão para trazê-los à superfície. Vulnerabilidade, dependência e inflexibilidade são termos ouvidos de forma consistente ao discutir fatores que contribuem para interrupções em uma cadeia de suprimentos.

O que está se tornando cada vez mais claro é que poucos serão completamente afetados por interrupções na cadeia de suprimentos. Mas existem medidas que você pode seguir agora que podem ajudar no curto prazo e levar seu negócio adiante, bem no futuro

O que esperar

Transporte e Frete

De portos na China a motoristas de caminhão na Europa e no México.

O frete doméstico e internacional teve que superar obstáculos consideráveis no ano passado. Os terminais portuários na China estão passando pelo que é descrito como “interrupções do sistema” que suspendem o tráfego de saída, tendo um impacto significativo no tempo de entrega e no custo. Enquanto isso, do outro lado do mundo, o número de navios porta-contêineres esperando no porto também está aumentando. Isso está criando uma tempestade imperfeita de eventos para impulsionar as taxas de spot para contêineres de 40 pés para recordes.

Desafios logísticos para entregar mercadorias ao porto e uma escassez de motoristas que já dura anos estão causando tensão nas cadeias de abastecimento em toda a Europa. A mesma escassez de motoristas está ocorrendo no México, com uma força de trabalho envelhecida e baixas taxas de retenção citados como os principais fatores lá. Uma pesquisa da União Internacional de Transporte Rodoviário informa que a escassez de motoristas no México pode aumentar em 18% até o final do ano.

Cada país tem que enfrentar seus próprios problemas internos. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma ênfase maior nos contratos significativos de entrega de pacotes e de última milha. Além disso, os atrasos no congestionamento do porto e hub que mencionamos anteriormente também estão afetando a entrega de frete doméstico.

A boa notícia no horizonte é que uma maior capacidade de contêiner ajudará a reduzir os custos de frete, mas não teremos uma facilidade de precificação até 2023.

Afetando mais do que apenas computadores.

Os chips semicondutores estão em praticamente todos os dispositivos elétricos, eletrodomésticos e carros em produção, e os problemas da cadeia de abastecimento global não pouparam esse componente-chave de tanto do que é construído hoje. A redução no fornecimento começou como muitos outros produtos, quando as instalações foram forçadas a fechar. Mas, ao contrário de muitos setores, a demanda por chips não diminuiu. Os fabricantes de automóveis podem ter reduzido os pedidos por um tempo, mas os pedidos de chips dos fabricantes de computadores e centros de dados não. Agora, ao entrarmos na recuperação total, há uma demanda renovada por chips de todos os setores, causando uma escassez global.

As questões da cadeia de suprimentos não se preocupam com as fronteiras. Isso é bem demonstrado na produção de chips. Por exemplo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, a Samsung e a Intel esperam que a escassez de chips semicondutores chegue até 2022.

Planejando e mitigando problemas da cadeia de suprimentos

Em cada elo da cadeia de abastecimento, estamos vendo interrupções.

Compare isso com o seu dia de trabalho. Quanto mais interrupções você enfrentar durante o horário de expediente, mais tempo levará para concluir seus projetos. Resumindo, todos nós precisamos de mais tempo para planejar e mitigar uma miríade de problemas da cadeia de suprimentos.

WESCO | A Anixter tem especialistas com os quais você pode se envolver hoje para ajudá-lo com esse novo e principal requisito para superar os desafios da cadeia de suprimentos. Temos a experiência para ajudá-lo a navegar no planejamento de longo prazo necessário que acompanha o desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos confiável e resiliente no futuro.

Terceirização: uma das primeiras etapas é verificar como você obtém os produtos. Pesquisar, identificar, validar e precificar produtos e gerenciar vários fornecedores de baixo volume não só consome tempo, mas pode criar ineficiências em seus negócios. WESCO | A Anixter tem aproximadamente 30.000 parceiros fornecedores. Com nosso relacionamento com o fabricante e conhecimento dos produtos e aplicações mais recentes, podemos ajudá-lo a reduzir o tempo e os recursos gastos na obtenção de produtos, bem como ajudar a aumentar o número de fontes disponíveis para esses produtos.

Alinhamento: o alinhamento é fundamental. O valor que agregamos é ajudá-lo a gerenciar os relacionamentos com os parceiros fabricantes para planejar adequadamente os prazos de entrega, e podemos fornecer várias opções de fornecimento. O conhecimento prévio de todos os requisitos e alinhamento entre você e nossos parceiros fornecedores significa que você não está fazendo isso sozinho. Ter um bom navegador ao seu lado o ajudará a ficar por dentro de possíveis desafios.

Comunicação: permanecer conectado é outro componente importante. Mantemos linhas claras de comunicação abertas entre fabricantes, fornecedores e provedores de transporte para mantê-lo conectado e capaz de comunicar mudanças e desafios aos seus clientes.

Seu parceiro na otimização da cadeia de suprimentos

“Sem precedentes” é o termo ouvido com mais frequência quando olhamos para trás nos últimos dois anos, porque é a palavra mais precisa que pode ser aplicada ao que experimentamos. As práticas comerciais normais podem não ser suficientes para se adaptar às tendências do setor. No futuro, uma abordagem de “negócios como de costume” significará planejar com antecedência, agir mais cedo e trabalhar com um parceiro conectado e alinhado da cadeia de suprimentos. Onde “sem precedentes” era a palavra do ano em 2020, “ágil” será a palavra para 2022.

Diante das atuais volatilidades da cadeia de suprimentos, WESCO | A Anixter está posicionada para fornecer produtos e soluções líderes do setor de fornecedores de classe mundial, com acesso a 1,5 milhão de produtos e US $ 2 bilhões em estoque.

WESCO | A Anixter pode oferecer a você MAIS+ soluções e experiência para permitir sua vantagem competitiva.

Por Bill Geary
Bill se tornou o vice-presidente executivo e gerente geral de soluções de comunicações e segurança em julho de 2020, após a fusão da Anixter com a WESCO. Antes disso, ele atuou como vice-presidente executivo do segmento de Soluções de Rede e Segurança da Anixter desde julho de 2017.

origem: Como se adaptar à medida que as interrupções da cadeia de suprimentos global continuam | Anixter

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

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