Criminosos convencem vítima de que o computador está infectado por malwares para induzi-las a conceder acesso remoto ao dispositivo e pagar por assistência técnica falsa
O golpe do suporte técnico, aplicado por criminosos para obter acesso remoto ao computador da vítima, tem se tornado cada vez mais recorrente na Internet. Em 2017, cerca de 2,7 milhões de norte-americanos prestaram queixas desse tipo de fraude à Federal Trade Commission, agência estadunidense de proteção ao consumidor.
Na maior parte dos casos, os golpistas ligam para a vítima em nome de uma empresa legítima e a convencem que o dispositivo está infectado por vírus e precisa de reparos. Entenda, a seguir, as principais modalidades do golpe do suporte técnico e saiba como se proteger desse tipo de ameaça, bem como o que fazer se cair na armadilha dos criminosos.
Os golpes de suporte técnico induzem as vítimas a acreditar que o computador foi infectado por malwares para, então, levá-las a instalar um software malicioso, que supostamente corrigirá as falhas no dispositivo afetado, ou pagar por serviços de reparo remoto. Usando táticas de engenharia social como ligações telefônicas e avisos pop-up com alertas de vírus, criminosos conseguem extrair dinheiro dos usuários ou mesmo obter dados pessoais e financeiros, que podem ser usados para roubo de identidade.
Embora os golpistas possam aplicar diferentes táticas para enganar as vítimas, as três modalidades mais recorrentes do golpe de suporte técnico são: por telefone, anúncios pop-up online e resultados de fraudulentos em mecanismos de pesquisa.
Quando o golpe ocorre por telefone, os criminosos ligam para a vítima e fingem ser representantes de uma empresa legítima, seja esta fabricante de sistemas operacionais, como Apple e Microsoft, ou de softwares de segurança, como Norton Security e McAfee. Em seguida, eles dizem que encontraram problemas no computador e solicitam a instalação de um software de acesso remoto, sob o pretexto de remover o suposto vírus.
Com essa tática, os invasores podem instalar malwares de verdade no dispositivo e conseguir não apenas roubar informações pessoais e financeiras, como também usar o computador da vítima para infectar outros. Além disso, os criminosos costumam pedir pagamentos em criptomoedas, via transferência bancária ou sob a forma de cartões de presente, uma vez que esses meios são mais difíceis de rastrear. Para fazer a cobrança do “serviço”, o golpista também pode pedir o número de cartão de crédito da vítima, que pode ser clonado ou usado para compras não-autorizadas.
A segunda modalidade mais comum desse tipo de golpe envolve anúncios pop-up. Se você estiver navegando online e se deparar com uma mensagem que diz que o seu computador está infectado por vírus, desconfie. Geralmente, essas janelas redirecionam o usuário para links contaminados com spywares ou pedem que ele ligue para uma falsa central de suporte técnico, que aplicará o golpe descrito acima.
Outra estratégia comum entre os golpistas é anunciar os falsos serviços de suporte em resultados de mecanismos de pesquisa. Com isso, os sites fraudulentos são exibidos em destaque, no topo da lista de resultados, e atraem a atenção dos usuários que estão em busca de solução para problemas legítimos no computador.
Como se proteger?
Para se proteger dos golpes de suporte técnico, os usuários devem prestar atenção a uma série de aspectos.
Em primeiro lugar, vale destacar que empresas de suporte técnico legítimas não ligam sem motivo. A Microsoft e a Norton Security, assim como outras companhias, esclarecem que não enviam e-mails nem fazem chamadas telefônicas para solicitar informações pessoais ou financeiras, tampouco fornecer suporte técnico para reparar o computador. Por isso, se alguém entrar em contato em nome dessas empresas, desligue o telefone e denuncie a tentativa de golpe nos canais correspondentes.
No que diz respeito aos anúncios pop-up, analise com atenção a mensagem e procure por sinais que possam indicar fraude, como erros de ortografia e imagens não-profissionais. Para verificar a legitimidade da propaganda, vale também fazer uma pesquisa na Internet pelo número telefônico ou nome da empresa mencionada na janela pop-up. A recomendação, porém, é sempre evitar clicar nesse tipo de anúncio.
Além disso, quando pesquisar por suporte técnico, tenha cuidado com os links patrocinados no topo da lista de resultados. Muitos desses endereços parecem legítimos, mas pertencem a golpistas que enganam os consumidores. Por último, mas não menos importante: nunca dê o controle do seu computador a terceiros, a menos que você mesmo tenha contatado o suporte técnico a partir de canais oficiais de comunicação.
O que fazer se você cair no golpe?
Caso perceba que foi vítima de fraude, siga as instruções abaixo para minimizar os prejuízos causados pelo golpe do suporte técnico:
- Se você tiver fornecido acesso remoto ao computador, desligue a conexão Wi-Fi ou desconecte o cabo de rede. Em seguida, desinstale os aplicativos que os golpistas pediram para instalar. Talvez seja necessário restaurar ou formatar o sistema operacional;
- Caso tenha informado seu nome de usuário e senha ao invasor, altere a senha imediatamente. Se você usa a mesma senha em outros sites e serviços, troque-a em cada um deles por um código forte;
- Monitore atentamente todas as suas contas;
- e você tiver pago pelo “serviço” com cartão de crédito, ligue imediatamente para o banco ou administradora do cartão para contestar a cobrança;
- Execute uma varredura completa no sistema operacional para remover quaisquer malwares;
- Instale todas as atualizações de segurança do sistema assim que estiverem disponíveis;
- Alerte seus amigos e familiares.
Origem: TechTudo
Sirlei Madruga de Oliveira
sirlei@guiadocftv.com.br
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