Ataque é de autoria do grupo FIN7, gangue composta por hackers de diversos lugares do mundo, e tem o objetivo de capturar dados de empresas; saiba se proteger
O FBI emitiu alerta de segurança sobre o envio de cartas com pen drives infectados por malware para empresas norte-americanas. Segundo o órgão, a ação é de autoria do grupo de hackers conhecido como FIN7, e tem por objetivo infectar os sistemas de grandes companhias para realizar ataques futuros. O aviso foi enviado pelo Departamento Federal de Investigação na última quinta-feira (6), de acordo com o site especializado em cibersegurança The Record.
Parte das correspondências finge se tratar de um comunicado do Departamento de Saúde estadunidense com diretrizes contra a Covid-19 no dispositivo USB. Outras simulam uma carta de agradecimento da Amazon, acompanhada de um cartão presente falso e do pen drive infectado com malware. Em todas as tentativas de golpe foi usado o pen drive da marca LilyGO.
O ataque em questão é do tipo BadUSB. Nele, o dispositivo infectado engana o sistema operacional, que passa a detectá-lo como um teclado. O malware então envia uma série pré-configurada de pressionamento de teclas, que executam comandos para baixar programas maliciosos — criados pelos próprios hackers — para roubo de dados.
origem: Hackers estão enviando pen drives com vírus pelo correio, alerta FBI | Segurança | TechTudo
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br