Site da empresa está fora do ar novamente, que afirma que não há vazamento de dados pessoais de clientes
Este novo ataque fez alterações indevidas nos domínios de direcionamento de seu site. A empresa bloqueou esse acesso junto ao órgão responsável e afirmou que as alterações em questão não viabilizaram acesso ao seu banco de dados.
A empresa interrompeu seus sistemas, de forma preventiva, segundo a Golden Cross, que seguem funcionando em regime de contingência. A operadora de saúde também afirma que, até agora, não há evidências de vazamentos de dados pessoais de seus clientes e que já informou as autoridades competentes sobre o evento.
Diz, ainda em sua única página online no site oficial, que seu aplicativo ainda está funcional, permitindo alguns serviços, como segunda via de boleto e consulta da rede de atendimento. O WhatsApp e o telefone também estão disponíveis para alguns atendimentos, mas o reembolso deve ser feito pelo correio.
Os sistemas estão sendo restabelecidos conforme ordem de prioridade e relevância e não há previsão para volta total. A Golden Cross ainda contratou uma consultoria externa especializada que está apoiando nas investigações e na adoção de medidas para estabilização do ambiente tecnológico.
A operadora passa por problemas cibernéticos desde o dia 9 de setembro, quando seu site saiu do ar. A suspeita era de um ataque de negação de serviço (DDoS), mas já naquela ocasião, a Golden Cross havia desligado seus sistemas, o que indicava um caso mais grave. Foi então que, no dia 20 de setembro, a empresa teve seu site novamente atacado.
origem: https://ipnews.com.br/operadora-de-saude-golden-cross-ainda-sofre-com-ciberataque/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
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