Programa censura palavras suscetíveis de interceção pela NSA.
Preocupado com a espionagem informática, o esloveno Emil Kozole criou o Seen, um programa composto por um conjunto de fontes de letra que revela quando uma mensagem é de provável interceção pela NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana).
Para criar o Seen, o programador baseou-se numa lista de palavras suspeitas divulgada em 2011 pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. São 300 expressões, como, por exemplo, “gangues”, “exercício”, “explosão” ou “AK47”.
O criador quer iniciar “um debate no campo indefinido de linguagem versus dados” e mostrar como algumas destas palavras podem ser excessivamente ambíguas. O programa possuí três estilos de eliminação de palavras: o riscado, o sublinhado e o apagão (ver imagem em baixo). Se desejar instalar este programa pode fazê-lo no site do Project Seen.
origem: http://www.cmjornal.xl.pt/tecnologia/detalhe/como_evitar_a_espionagem_da_nsa.html
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’