Para preservar a privacidade dos dados armazenados em seu computador basta usar um truque doWindows 10 que avisa imediatamente por e-mail quando alguém faz login no seu notebook ou desktop, utilizando a sua conta ou mesmo de outro usuário, acessando como visitante.
Para funcionar, você precisa usar dois aplicativos em conjunto. Um deles, o Agendador de Tarefas, que já vem instalado no Windows 10 ; o outro, o sendEmail, é um pequeno software que funciona com o prompt de comando e executa algumas rotinas para enviar e-mail automaticamente, dependendo da configuração estipulada pelo usuário.
Passo 1. Baixe o sendEmail e descompacte-o para dentro de uma pasta que possa ser acessada apenas pelo usuário que tenha privilégios de administrador;
Passo 2. Vá na Barra de pesquisa do Windows 10, procure pelo programa “Agendador de Tarefas” e abra-o. Logo na primeira tela, clique em “Criar tarefa”;
Passo 3. Na sequência, coloque o nome da tarefa no campo adequado e selecione a opção “Executar estando o usuário conectado ou não”;
Passo 4. Agora, vá para a guia ao lado, chamada “Disparadores” e clique no botão “Novo”;
Passo 5. Na opção “Iniciar tarefa”, escolha “Ao fazer logon”. As outras opções, deixe habilitado como na imagem abaixo, ou seja, selecione “Qualquer usuário” e “Habilitado”. Clique no botão “Ok”;
Passo 6. Em seguida, vá até a guia “Ações” e clique no botão “Novo” também;
Passo 7. No campo “Programa/script”, clique em “procurar” e aponte para o caminho da pasta onde você guardou o sendEmail descompactado e escolha o sendEmail.exe. Já em “Adicione argumento”, você deve inserir a linha de comando abaixo e clicar em “Ok”;
-f seuemail@gmail.com -t seuemail@gmail.com -xu seuemail@gmail.com -xp PASSWORD -s smtp.gmail.com:587 -o tls=yes -u “Atividade no sistema de login” -m “Um usuário logou no sistema”
Essa linha de comando indicará o e-mail onde você receberá o alerta quando alguém entrar no sistema. Portanto, onde estiver escrito seue-mail@gmail.com, coloque o seu endereço verdadeiro e, em PASSWORD, coloque a sua senha atual.
A configuração acima serve apenas para o Gmail, caso use outro serviço de correio eletrônico, deverá substituir também o endereço “smtp”. Se não sabe qual é, consulte o provedor de e-mail.
Passo 8. Ao voltar para a tela principal do “Agendador de tarefas”, você verá uma guia chamada “Tarefas ativas”. Encontre e dê um duplo clique em cima da tarefa que acabou de criar;
Passo 9. Em seguida, clique no botão “Executar” na janela do lado direito para ativar a tarefa.
Desta forma, a rotina que você criou no “Agendador de tarefas” estará ativada e o sendEmail lhe enviará uma mensagem sempre que alguém fizer login no seu Windows.
origem: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/03/como-fazer-o-windows-10-enviar-um-e-mail-se-alguem-mexer-no-seu-pc.html
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br
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