Inteligência artificial lê cérebro de rato e recria cenas vistas por ele
Um experimento realizado na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) usa inteligência artificial para decodificar sinais cerebrais de ratos em tempo real e prever o que eles estão vendo. O algoritmo transforma a atividade neural em vídeos do que o animal vê.
Algumas atividades foram medidas a partir de eletrodos inseridos na área do córtex visual do cérebro. Foram usados dados de apenas 1% da área, o que equivale a cerca de 500 mil neurônios. O restante foi coletado por sondas ópticas em ratos geneticamente modificados cujos neurônios se tornam verdes quando ativados.
Com essas informações, foi possível prever em tempo real o que o rato e transformar os dados em um filme. E tudo em segundos. Mackenzie Mathis, pesquisadora responsável pelo estudo, diz que o objetivo era mostrar o quão poucos dados eles poderiam usar. “Tanto em termos de clipes de filmes quanto em dados neurais”, explica.
Mackenzie aponta que a ferramenta pode ser usada para controlar cursores de computador para pacientes que não podem se mover, por exemplo. Outra possibilidade é fornecer sensações visuais a pessoas com deficiência visual.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br