Cisco anuncia parceria tecnológica com o Museu do Amanhã
Projeto promove a inovação social com uso de tecnologia de ponta e alavancará a plataforma urbana conectada da Cisco no Porto Maravilha
Como parte do compromisso de digitalizar o Brasil e de construir um legado duradouro para o Rio de Janeiro, a Cisco anuncia parceria tecnológica com o Museu do Amanhã que inclui a criação da “Oficina Digital Criativa” no Laboratório de Atividades do Amanhã. O espaço oferecerá cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em IoT (Internet das Coisas) além de painéis de visualização artística dos dados que estarão sendo trabalhados pelos participantes.
A iniciativa da Cisco e do Museu do Amanhã pretende incentivar o ecossistema de inovação em IoT e o uso da tecnologia pela comunidade através do fomento ao desenvolvimento de novas soluções em cima da plataforma conectada urbana que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. A parceria, que faz parte do projeto de Legado de Inovação Urbana da Cisco no Porto Maravilha, oferece um pacote de ações previstas para o segundo trimestre de 2016.
Como parte da parceira, a Cisco também fornecerá o que há de mais moderno em tecnologia de colaboração, dotando o Laboratório de Atividades do Amanhã, o Observatório do Amanhã e o Auditório do Museu com as soluções de Telepresença e Webex. Estas soluções permitirão ao Museu conectar-se e colaborar com o mundo utilizando ferramentas tecnológicas de última geração.
O Laboratório de Atividades do Amanhã é um espaço dedicado à inovação e à experimentação com dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia e o futuro de temas como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação. Já o Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu, que captura e transmite informações geradas a partir de diferentes centros de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia.
“Queremos estimular a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais com base na IoT (Internet das Coisas) e que tenham um propósito social e digitalizar a colaboração entre o Museu e o mundo. A parceria permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais experimentem soluções que transformam a vida dos cidadãos em ambientes urbanos. Para isso, eles terão acesso à plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha e aos dados coletados em tempo real”, afirma Nina Lualdi, diretora de Inovação da Cisco na América Latina.
“Estamos muito felizes em ter a Cisco como parceira. Há muitas possibilidades que se abrem ao conectarmos um espaço como o Museu com uma empresa líder em TI, também referência em Internet das Coisas, soluções digitais e cidades inteligentes”, diz Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã. “O público será o maior beneficiado desta aliança, de visitantes curiosos à profissionais, artistas, cientistas e makers. Além disso, louvamos a preocupação da Cisco com a região portuária”, conclui Piquet.
Esta parceria visa promover a inovação social e urbana no Porto Maravilha. Por meio de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo da Cisco é tornar a região do Porto Maravilha um exemplo único de um bairro mais inteligente e humano, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.
origem: http://www.cisco.com/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’