Como devem ser as entregas feitas por drones no Brasil

Listen to this article

Fundador da primeira empresa nacional de entregas por aeronaves não tripuladas explica como funcionará o novo serviço

A entrega de encomendas por drones é algo que vem sendo planejado há algum tempo. Em 2013, a gigante da internet Amazon publicou um vídeo em que pacotes eram entregues na porta da casa do cliente com o uso desse equipamento.

Por enquanto, esse tipo de serviço ainda não é uma realidade, mas uma empresa nacional pode ser uma das primeiras a levar encomendas por aeronaves não tripuladas. 

Risco de acidentes

Pilotar um drone não é tão simples quanto brincar com um carrinho de controle remoto. O setor é regulado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e é preciso de autorização para voar.

Em um ano, foram registrados quatro casos em que aeroportos foram fechados por causa de aeronaves não tripuladas. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país, chegou a ser fechado por uma hora e causou prejuízo de R$ 1 milhão, segundo a ABEAR (Associação Brasileiras das Empresas Aéreas).

É preciso conhecer e seguir as regras estipuladas pela Anac para fazer um voo com segurança. Também é preciso enviar com antecedência um plano de voo para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para que seja aprovado  Samuel orienta

Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, as encomendas não chegarão na casa de quem fez o pedido. 

“As entregas serão em locais específicos que atendem uma determinada região de uma cidade. Funcionará como um serviço de caixa postal dos correios, no qual é preciso ir até lá fazer a retirada”, diz Salomão.

Os planos da empresa é que nos próximos anos seja possível realizar testes de entregas também em cidades maiores, mas Salomão diz que depende de um trabalho em conjunto com a aeronáutica e com as agência reguladoras para viabilizar o serviço.

Origem: R7

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.