Ícone do site GuiadoCFTV

Netskope amplia segurança na nuvem para Google Cloud

Listen to this article

A Netskope, fabricante de soluções de segurança para nuvem, anuncia a expansão de seus recursos de segurança de Infraestrutura como Serviço (IaaS), com avaliação contínua de segurança e recursos de monitoramento para o Google Cloud Platform (GCP). Dentre os destaques estão os recursos de prevenção de perda de dados na nuvem (DLP) e a proteção contra ameaças externas e internas para IaaS sancionada e não sancionada.

De acordo com o Gartner, o mercado de IaaS deve atingir receita de US$ 39,5 bilhões em 2019. E o fato é que sem os protocolos de segurança adequados, que funcionem com a infraestrutura das nuvens utilizadas pela empresa, não é possível monitorar continuamente os ambientes de IaaS, deixando lacunas de segurança e dificultando a capacidade de proteção contra comportamentos de risco.

“Com o aumento da adoção, por um lado as estratégias de nuvens híbridas e multicloud estão transformando a maneira como as pessoas trabalham hoje enquanto, por outro lado, oferecem aos agentes maliciosos novos pontos de entrada no ambiente da empresa”, explica Sanjay Beri, fundador e CEO da Netskope. “O gerenciamento do risco associado à perda de dados e às ameaças cibernéticas na nuvem deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o provedor da nuvem e os usuários da infraestrutura”, complementa o executivo.

Desenvolvido sobre a plataforma Netskope Security Cloud, o Netskope for Google Cloud Platform faz parte de uma solução integrada de segurança na nuvem com o objetivo de fornecer visibilidade, controle e proteção para SaaS, IaaS e web. Com esses novos recursos, os clientes podem avaliar continuamente suas configurações de IaaS e plataforma como serviço (PaaS) no GCP para garantir a conformidade e evitar a exposição de dados por ataques cibernéticos.

O Netskope for Google Cloud Platform oferece às empresas visibilidade, conformidade e proteção de carga de trabalho para solucionar os desafios relacionados à perda de dados – tudo direto da nuvem. A solução ainda inclui recursos de inventário, que identificam anomalias e arriscam configurações incorretas da infraestrutura que podem comprometer ou gerar perda de dados. Os recursos contínuos de avaliação de segurança do Netskope para Google Cloud Platform incluem:

Monitoramento de Configuração: Monitora o ambiente para detectar erros de configuração em nuvens múltiplas, aplicações de padrões para CIS benchmarks e identificação de desvio de configuração a partir de 35 melhores práticas e checagem de contêiner;

1 – Visibilidade e controle em tempo real: A partir de uma pesquisa rápida, os administradores podem rastrear o nível de atividade para determinar o uso incomum por usuários ou objetos.

2 – Relatório de Conformidade: Um relatório simplificado e personalizável, com auditorias contínuas de compliance, que podem ser exportados via API para o formato PDF, para que o status seja enviado diretamente ao auditor.

3 – Inventário na nuvem: Oferece insights sobre a distribuição dinâmica de ativos, dentro e entre provedores de serviços na nuvem, com uma visão completa dos recursos disponíveis, incluindo quais possuem alertas associados a eles.

Além desses recursos, a Netskope também oferece um painel multicloud e uma estrutura de relatórios para o GCP, com relatórios de conformidade sob demanda e programados para clientes que usam mais de um provedor de infraestrutura na nuvem. Com base na arquitetura exclusiva “One Cloud” da Netskope, essa estrutura permite que os administradores identifiquem rapidamente configurações incorretas, ameaças e lacunas, para que possam ser corrigidas sob orientação especializada.

O Netskope for Google Cloud Platform chega ao mercado na sequência de diversos lançamentos da Netskope para IaaS, incluindo recursos de segurança expandidos para AWS. Para as empresas que precisam de informações sobre todas as instâncias sancionadas e não sancionadas do AWS, Microsoft Azure e GCP, a Netskope oferece recursos exclusivos, que permitem identificar o proprietário da instância, auditar todas as atividades, proteger dados confidenciais do risco de exposição deliberada ou inadvertida e, ao mesmo tempo, impedir malware e ransomware.

Origem: Revista Digital Security

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile