Um equipamento conhecido como “pâncreas artificial”, que utiliza uma inteligência artificial, teve a eficácia comprovada para controlar os níveis de glicose de forma segura em estudo realizado por cientistas das universidades de Cambridge, da Inglaterra, e de Berna, na Suíça.
Essa foi a primeira vez que o equipamento foi testado em pacientes com diabetes tipo 2. A condição é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso e sem hábitos saudáveis de alimentação. O tipo 2 corresponde a 95% dos casos de diabetes no mundo.
A doença manifesta-se apenas em pessoas geneticamente suscetíveis. Dessa forma, ter familiares com a doença é um fator de risco. Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o número de casos vem crescendo por conta do aumento do sedentarismo e da piora dos hábitos alimentares, que levam ao excesso de peso e obesidade.
O “pâncreas artificial” é um equipamento portátil que simula a função do órgão humano no controle dos níveis de glicose no sangue. O dispositivo utiliza uma inteligência artificial para injetar insulina no organismo sob medida e de forma automática.
O sistema, usado externamente ao corpo, é composto por dois dispositivos vestíveis: um sensor de glicose e uma bomba de insulina. Um aplicativo de smartphone envia, por Bluetooth, um sinal para a bomba ajustar o nível de insulina que o paciente recebe. O sensor de glicose mede e envia os níveis de açúcar no sangue de volta a um algoritmo que permite realizar ajustes adicionais.
Entre outubro de 2019 e novembro de 2020, os pesquisadores acompanharam 26 pacientes que realizavam diálise. Metade foi tratada com o “pâncreas artificial”, e a outra teve o tratamento tradicional com insulina. A equipe acompanhou a evolução do nível de açúcar de sangue por um período de 20 dias.
O pâncreas artificial proporcionou aos pacientes cerca de 3,5 horas diárias a mais na faixa-alvo em comparação ao tratamento tradicional. O equipamento também manteve os níveis médios de glicose por mais tempo, reduzindo o período em que os pacientes passaram em hipoglicemia.
origem: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/223000-dispositivo-usa-inteligencia-artificial-controlar-diabetes-sucesso.htm
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br