A empresa americana especializada em plataformas robóticas Ghost Robotics desenvolveu em parceria com a companhia Sword Defense, focada em armamentos, uma versão de um “cão robô” equipado com uma arma.
De acordo com as informações divulgadas pelas empresas, a arma presente não é autônoma, mas sim operacionalizada totalmente pela pessoa que controla o equipamento.
O armamento acoplado ao robô é chamado de Special Purpose Unmanned Rifle (Spur), que em tradução livre para o português significa “Rifle Não Tripulado de Uso Especial”. A arma pode ser instalada em uma variedade de plataformas robóticas. Apenas alguns detalhes sobre o armamento foram divulgados oficialmente, como o zoom óptico de até 30 vezes, câmera térmica para mirar no escuro e alcance dos disparos de até 1.200 metros.
A máquina foi exibida no início desta semana na conferência anual de 2021 da Associação do Exército dos Estados Unidos. Os cães robôs são usados em operações de reconhecimento de terreno pelo exército norte-americano.
A desenvolvedora não informou se o produto vai ser vendido para governos ou empresas privadas. A novidade rendeu criticas à companhia, principalmente de associações ligadas aos soldados dos Estados Unidos, pelo fato de trocarem humanos por robôs.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br