IBM reivindica ‘supremacia quântica’ com novo supercomputador
A IBM é a mais nova empresa a reivindicar a supremacia quântica com seu mais novo processador de 127 qubits. Em outras palavras, o novo computador da empresa é capaz de resolver problemas matemáticos que o atual supercomputador mais avançado do mundo não consegue solucionar.
O processador “Eagle”, foi apresentado durante o IBM Quantum Summit 2021. Com 127 qubits, ou bits quânticos, o novo processador da IBM coloca a computação quântica em outro patamar, mais do que dobrando a capacidade de processamento no comparativo com os computadores quânticos atuais.
Para efeito de comparação, os supercomputadores já apresentados até hoje contam com no máximo 60 qubits. Com isso, a IBM coloca a supremacia quântica em um patamar que será difícil para suas concorrentes nesse setor, como o Google e a China, alcançarem.
O que é um computador quântico?
Os supercomputadores quânticos ainda não são usados em larga escala, porém, são encarados como o futuro da computação. O potencial dessas máquinas pode levar a uma verdadeira revolução na nossa sociedade, maior que a dos computadores “clássicos” usados atualmente.
O que daria para fazer?
Entre as tarefas que se tornariam possíveis com um processador como o Eagle usado em larga escala, estão a quebra de algoritmos de criptografia, que levariam milhões de anos para serem decifrados em um supercomputador clássico, em questão de segundos.
Além disso, também seria possível simular a interação de moléculas no desenvolvimento de substâncias químicas e medicamentos. Isso poderia acelerar o processo de criação de novas drogas para doenças existentes e que venham a existir no futuro.
origem: IBM reivindica supremacia quântica com novo supercomputador – Olhar Digital
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br