O artista Simon Weckert enganou o aplicativo de GPS Google Maps e criou um engarrafamento falso em um trecho de Berlim, segundo vídeo publicado no YouTube neste sábado (1). À medida que Weckert andava pelas ruas carregando 99 celulares de segunda mão em uma carroça, o percurso percorrido ficava vermelho no app, indicando a suposta ocorrência de engarrafamento no local.
A brincadeira foi possível porque o Google Maps identifica áreas de tráfego a partir da localização ativada no celular dos usuários. Quando muitas pessoas com o aplicativo estão no trânsito, as ruas dos mapas mudam de cor para sinalizar o engarrafamento das vias em determinado momento. Weckert, então, aproveitou esse mecanismo para pregar uma peça no serviço de mapas do Google e simular um trânsito com 99 “usuários” do app.
Usuário utiliza da ferramenta de verificação de trânsito para trollar o Google Maps — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo.
A proposta do vídeo de Weckert foi alertar a falha do sistema para o Google Maps providenciar medidas e impedir a reprodução do ocorrido por alguém com má intenção. Em contato com o site de tecnologia 9to5Google, um porta-voz do Google informou que a empresa usará o caso para melhorar ainda mais o modo como o Maps lida com dados de tráfego.
Aniversário de 15 anos
O Google Maps completa 15 anos no sábado (08/02) e o aplicativo tem implementado vários recursos ao longo de sua trajetória. A ferramenta para verificar se o trânsito está livre ou engarrafado, por exemplo, começou a ser disponibilizada depois da compra do rival Waze pelo Google em 2013. Com o passar dos anos, funções como mapas offline, Live View e marcação de estacionamento também foram integradas no aplicativo.
Origem: Techmundo
Via 9to5Google
Marcelo Peres
Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’