Escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil de Fortaleza receberão nos próximos meses a instalação de 38.688 câmeras de videomonitoramento. As imagens serão monitoradas por órgãos de segurança para identificar autores de crimes ocorridos dentro das unidades de educação.
Já neste mês, as primeiras 60 escolas começam a receber os equipamentos, conforme a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, o parque escolar da rede municipal é formado por 573 unidades. O custo da contratação do circuito fechado de televisão é de R$ 3,9 milhões.
“A instalação do sistema será iniciada nas unidades escolares mais vulneráveis, a partir de levantamento realizado pela Célula de Segurança Escolar e Inspetoria de Segurança Escolar, da Guarda Municipal”, afirmou a secretaria. A instalação dos equipamentos acontecerá de forma gradativa e em caráter piloto, “visto que a empresa contratada está elaborando os projetos necessários”. A secretaria não repassou a lista de escolas da primeira etapa.
A pasta acrescenta que o sistema será acompanhando, em tempo em real, “pelos gestores, com o apoio dos órgãos de segurança do município e Estado em eventuais ocorrências”. Para Ricardo Luiz Oliveira, especialista em segurança eletrônica, as câmeras têm potencial de reduzir ações criminosas dentro e no entorno das escolas.
Com a gravação remota das informações na nuvem, não são necessários equipamentos físicos para manter as imagens. “O que acontecia era de criminosos entrarem no estabelecimento e não se preocuparem com as consequências porque também roubavam o aparelho, levavam as imagens junto. Hoje, começa a ficar mais difícil. Eles veem que não adianta mais levar”, explicou Ricardo Luiz.
Em Fortaleza, as câmeras de segurança serão do tipo IP, que possuem um servidor interno capaz de enviar imagens para a nuvem por meio de uma rede interna ou pela internet. Segundo o especialista, a qualidade delas é superior à de outros modelos, sendo possível visualizar melhor rosto de pessoas e, dependendo da resolução, placas de veículos.
origem: Revista Segurança Eletrônica
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’