Axis Partner Summit aponta novos horizontes para 2022
No ano em que comemora os 25 anos da invenção da primeira câmera IP do mundo, fato que revolucionou o mercado de segurança eletrônica, a Axis Communications, líder global de áudio e vídeo IP, reuniu os principais parceiros de negócios para apresentar as novas estratégias de crescimento de 2022. O Axis Partner Summit, evento mais importante do calendário da empresa, aconteceu virtualmente no dia 16 e foi apresentado pelo Gerente Nacional de Vendas da Axis, Gláucio Silva.
A abertura contou com a presença de Fredrik Nilsson, vice-presidente da Axis para a América, que destacou a abertura de novos horizontes após quase 2 anos de pandemia. O executivo destacou que a empresa conta com 1500 engenheiros focados em criar inovação para um mundo mais inteligente e seguro, dando continuidade à trajetória disruptiva construída há 25 anos atrás. Nilsson apontou os novos recursos que devem impactar o mercado nos próximos anos, como o ARTPEC8, chip para aprendizagem profunda, e os já conhecidos Lightfinder e Zipstream. Além da importância que os centros de experiência ganharam para o mercado latinoamericano, como o recém-inaugurado Axis Experience Center São Paulo, onde é possível realizar demonstrações para clientes e treinamentos.
Já Gláucio Silva aproveitou para anunciar que, na contramão da crise, o mercado de câmeras IP cresceu 34% em 2021 e para manter os resultados a Axis redobrará os esforços em verticais estratégicos para expandir os negócios e a presença na região. “O setor de energia e infraestrutura crítica está investindo em imagens, tanto para o monitoramento e segurança, como para otimizar os processos internos. Já para os Data Centers, o Brasil é um mercado privilegiado geograficamente, e nós sabemos que quando o assunto é informação a segurança é um investimento primordial. Já o setor logístico passou por uma transformação durante a pandemia, com o aumento das compras online, o que fez cada vez mais empresas buscarem diferenciais competitivos para entregar os produtos em menor tempo. A nova realidade exigiu a abertura de novos centros de distribuição e, consequentemente, de soluções para mantê-los seguros. Por último, o setor de varejo que há muitos anos é um mercado em que a Axis atua e que tem usufruído das nossas soluções para além da segurança, no marketing e para impulsionar a experiência do cliente”, detalhou.
Glaucio ainda mencionou que entre as tecnologias, a Inteligência Artificial (AI), os Analíticos de Vídeo e a Cibersegurança serão destaque. Além disso, durante a ocasião, anunciou que as câmeras corporais – ou, Body Worn Câmeras, serão oficialmente lançadas no mercado brasileiro já com todas as autorizações de uso necessárias. O modelo deve se tornar uma tendência para complementar o trabalho de vigilantes no atendimento ao público ao oferecer recursos de auditoria e aperfeiçoamento dos processos.
As soluções de áudio também receberam atenção especial. Atualmente, a América Latina é o principal mercado para Áudio IP da Axis Communications. Gláucio Silva anunciou que, além das inovações nesse sentido, o processo de integração da 2N, líder mundial de intercomunicadores IP, adquirida pela empresa em 2020, está completo. Em breve, os parceiros do canal também contarão com treinamento e certificação para aplicações 2N.
Sobre o programa de canais, Gláucio Silva ressaltou que o objetivo não é apenas oferecer uma condição comercial competitiva, mas estabelecer uma gama de ações para ajudar os parceiros a fecharem negócio no fim do dia: “Desde o design de projetos, geração de leads, a exposição nos nossos eventos, a Axis oferece todo o suporte do time comercial, alinhamento na distribuição, treinamento e certificações técnicas para capacitar o time comercial que se tornem consultores, levando informação com confiança aos consumidores finais. Além da gestão comercial, disponibilizamos o novo Experience Center que já está recebendo alguns clientes, e renovamos o nosso parque de equipamentos para provas de conceito. E se preparem porque em 2022 muita coisa legal está vindo por aí”, comentou.
O Axis Partner Summit também recebeu o Gerente de Soluções da Axis Communications, Sergio Fukushima, que mostrou diversas tecnologias e inovações e apresentou em primeira mão o vídeo com os lançamentos para 2022, como a Axis Body Worn, além de detalhar o ARTPEC8, que agrega novos recursos às câmeras IP da empresa – incluindo melhores imagens, recursos de segurança, compressão e a possibilidade de operar analíticos de vídeo em dispositivos de borda. Mais do que isso, o chip conta com uma camada de controle de cibersegurança que assegura a proteção dos dados.
“Além do processador visando cibersegurança, ainda há o firmware assinado e a inicialização segura para afastar possíveis vulnerabilidades. Mas não é só a cibersegurança, a Axis conta com o WDR e WDR Forense que identifica pessoas contra a luz, estabilização eletrônica de imagem e outras duas tecnologias, como o Zipstream e o Lightfinder”, explicou Fukushima. “Para o futuro, estima-se que existam 1 bilhão de câmeras de vigilância no mundo, por isso, é preciso otimizar. A utilização de analíticos e de inteligência na borda é um fator muito importante. A partir da borda é possível enviar apenas os eventos e não mais os streamings completos para serem analisados pelos servidores. Isso aumenta a escalabilidade porque distribui o processamento”, acrescentou o Gerente de Soluções, que ainda anunciou que a partir de 2022 todas as câmeras Axis contarão com suporte à Inteligência Artificial.
Com um ano ainda atípico e sem eventos presenciais, a equipe de marketing da empresa destacou as estratégias que fizeram a diferença em 2021 e adiantou as novidades de 2022. “Reunimos mais de 8.000 participantes nos eventos online. Outra ação, foi a presença contínua nas redes sociais e as Academias de treinamento em formato híbrido e presencial. Ao todo, tivemos mais de 6 mil participantes em ambos os modelos. Entre as atividades que realizamos, destacamos as três edições do Voice of Customer exclusivos para os usuários finais; o portal de conteúdo onde nossos parceiros podem encontrar informações e transmiti-las em diferentes plataformas digitais.; e a geração de leads para direcionar mais tráfego ao nosso site”, elencou Mariana Ramírez, Gerente de Marketing para a América Latina.
A Coordenadora Senior de Marketing da Axis para o Brasil, Andrea Alfredo, complementou a fala destacando os eventos presenciais previstos para 2022, como a inauguração oficial do Axis Experience Center em São Paulo e a agenda de treinamentos presencial e online. “Durante a pandemia desenvolvemos uma plataforma de e-learning e agora a ideia é retomar os treinamentos presenciais, aproveitando a incrível sala de treinamento do Experience Center. Já contamos com um portal dedicado aos treinamentos, com a agenda dos treinamentos presenciais e webinars principalmente para o primeiro trimestre de 2022 sobre soluções de áudio IP, controle de acesso, e o mais pedido por todos, Analíticos de Vídeo”, conta.
Para encerrar o evento, a Axis Communications anunciou os parceiros que mais se destacaram durante o ano. A Sillis Soluções Integradas foi condecorada como o melhor parceiro de marketing 2021; já o prêmio de maior projeto de soluções completa ficou com a VS Tecnologia; A M3 Tecnologia foi destaque na categoria “Maior Projeto de Novas Tecnologias”; a WDC Networks foi eleita o como o maior distribuidor Axis do ano; e a Veolink foi o parceiro com maior crescimento no ano. No entanto, a principal categoria ficou com a G4S, que recebeu o prêmio de Maior resultado de vendas.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br