Primeiro embarque totalmente digital do Brasil é na ponte aérea Rio-São Paulo

Listen to this article

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terão a primeira ponte aérea brasileiro com embarque totalmente digital. Os terminais vão implantar de forma definitiva o embarque facial 100% biométrico tanto para passageiros como para tripulantes.

A novidade é uma cooperação técnica entre Infraero e Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, assinada nesta sexta-feira (11). O acordo prevê esforços mútuos visando à instalação, à operação e ao aprimoramento da iniciativa de forma coordenada nos dois terminais aéreos.

O embarque digital é parte do programa Embarque + Seguro 100% Digital. Ele foi criado e é coordenado pelo Ministério da Infraestrutura. A tecnologia dispensa a apresentação de documentos de identificação no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves.

A cooperação tem vigência de 18 meses. A Infraero vai adquirir os equipamentos necessários para usar o sistema de reconhecimento biométrico desenvolvido pelo Serpro, que deve prover a solução de validação de identidades por meio de seu sistema.

“O uso em definitivo da biometria em nossos aeroportos é algo realmente inovador, uma grande evolução em tema estratégico para o setor aéreo. Garante mais segurança aos usuários, agiliza os procedimentos de embarque e de acesso às aeronaves, reduz custos das empresas, que terão menos equipes nessas operações e tempo menor com aeronaves em solo”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Como funciona o embarque digital

O procedimento, para passageiros, começa no check-in. Através de dados pessoais, CPF e uma foto do viajante, um atendente da companhia aérea vai usar o aplicativo do Serpro para realizar a validação biométrica, comparando com as bases do governo. Depois, o cliente pode acessar a sala de embarque e a aeronave, passando pelos pontos de controle biométricos.

Já para os tripulantes, um equipamento de leitura biométrica coleta a leitura facial e valida os parâmetros biométricos junto à base de dados da CHT Digital – iniciativa da Anac –– na hora do controle de acesso à Área Restrita de Segurança (ARS). Assim, o acesso é liberado sem necessidade de contato com o agente de controle.

origem: Primeiro embarque 100% digital do país é na ponte aérea Rio-São Paulo (olhardigital.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.