Câmaras setoriais da ABESE intensificam trabalho em 2016
Presidente da entidade salienta a importância do trabalho desenvolvido pelas câmaras e CCPA ganha coordenador.
A ABESE – Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança promoveu a primeira reunião de suas câmaras setoriais, que contou com a presença de vários representantes de empresas do segmento de segurança eletrônica.
Durante a abertura, a presidente da ABESE, Selma Migliori, fez uma exposição sobre as metas do planejamento estratégico da entidade, em 2016, que estão direcionadas a ampliação da representatividade associativa, geração e disseminação de conhecimento, regulamentação e orientação do segmento e sua representatividade.
Selma enfatizou a importância das atividades das câmaras setoriais de Monitoramento, dos Integradores e da Indústria, representadas por seus coordenadores, respectivamente, Paulo Parmigiani, da Somar; Alexandre Chaves, da TP Solutions e Flávio Peres, da PPA, como observatório e fonte de informações sobre tendências tecnológicas, normativas e mercadológicas nas diferentes áreas de atuação do segmento de segurança eletrônica.
A presidente da ABESE afirmou que a participação das empresas nas câmaras é fundamental porque se trata de um espaço para expor suas necessidades, expectativas e sugestões de aprimoramento do segmento a fim de que a entidade consolide e apresente essas propostas aos fóruns competentes da iniciativa privada e pública.
Ela citou como exemplo a recente conquista da entidade em obter a inclusão das funções de monitores internos e externos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego, o que se constitui no reconhecimento desses profissionais, distinguindo-os dos vigilantes.
Como resultado do trabalho desenvolvido pela ABESE durante seus 20 anos de atuação, sua presidente mencionou a constituição de 19 sindicatos (os SIESEs – Sindicatos das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) em todo o território nacional e a ratificação da FENABESE – Federação Interestadual das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, ocorrida no ano passado.
A atuação das câmaras técnicas setoriais será intensificada em 2016. E, durante a EXPOSEC, que será realizada de 10 a 12 de maio, São Paulo, será apresentado ao mercado o processo para a certificação profissional de consultores especializados e a análise e a validação das certificações das empresas de segurança eletrônica.
Para fortalecer o funcionamento das câmaras, integrando-as à estrutura de treinamento da entidade, ela anunciou a contratação do até então consultor da ABESE, Renato Prado, como coordenador do CCPA – Centro de Capacitação Profissional ABESE.
O novo coordenador, além de continuar atuando na condução e na organização dos trabalhos das câmaras setoriais, será responsável por identificar as demandas de capacitação provenientes de suas reuniões para que a ABESE, por meio do CCPA, promova os treinamentos necessários aos profissionais do mercado de segurança eletrônica.
Na ocasião, Renato Prado detalhou os trabalhos que serão desenvolvidos pelas três câmaras setoriais e o CCPA e ressaltou a importância dessas atividades para a profissionalização, a regulamentação, o fortalecimento e o reconhecimento do segmento, assim como da participação das empresas no aporte de conhecimento, sugestões e validação das decisões.
A reunião foi finalizada com uma exposição sobre a XIX edição da EXPOSEC. O diretor geral da organizadora Cipa Fiera Milano, Rimantas Sipas, falou sobre as características do evento – que neste ano, além de exposição, será dirigido também à capacitação, descreveu o perfil do público visitante e a oportunidade criada para as empresas que pretendem ser expositoras pela primeira vez.
A próxima reunião das câmaras setoriais foi agendada para o próximo dia 14 de abril.
origem: http://www.abese.org.com.br
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.