Cada vez mais profissionais apoiam as novas alternativas de migração para IP

Listen to this article

Como referi em minha coluna anterior, migrar para IP oferece muitos melhoramentos em diferentes áreas empresariais e os usuários o sabem.  Ainda melhor é que cresce cada vez mais o número de pessoas que dão crédito a novas alternativas de migração.  

A internet mudou tudo. Especialmente o jeito de fazer negócios. Poucas áreas nas empresas são alheias ao uso da internet para executar processos e a partir disso, a utilização do termo “migração para IP” é cada vez maior, ainda que é um processo sobre o qual se propagaram mitos como o que é custoso ou que requere uma rede consagrada.
No documento HYPERLINK “http://files.ctctcdn.com/e7ffb77b001/7e89ea07-b764-44fc-8ae9-7799d0d84c4e.pdf”“A utilização das inovadoras soluções baseadas em IP é preciso para apoiar a inovação”, da consultora Frost& Sullivan se expõem alguns dos conceitos que bloqueiam esta migração, dentro dos quais gostaria de apresentar:

Identificar desafios de infraestrutura quando se utilizam as soluções IP
Ainda que o cenário ideal é que as instalações tenham todo o espaço para a migração, a realidade é que a maioria dos projetos devem considerar a infraestrutura existente, com o qual o desafio está em ativar o cablagem e os outros componentes estruturais para suportar o passo para IP sem que isto implique um custo exagerado para o usuário final.

Uma alternativa para instalações complexas da Ethernet
Utilizar uma combinação de uma rede de switches (construída com um objetivo claro) e o adaptador adequado ao final da conexão permite obter o máximo desempenho da Ethernet tradicional com a infraestrutura física existente, fazendo que as empresas migrem para IP sem que precisem de um reequipamento custoso.

Criar inovação desde infraestrutura existente
A Frost& Sullivan encontrou que o aproveitamento da infraestrutura física provê efetividade de custos para os usuários finais. É assim como utilizando a tecnologia IP é possível que o pessoal de segurança monitore os dispositivos de vídeo vigilância desde qualquer lugar, inclusive desde a internet.

Recomendações e conclusões
Os especialistas reconhecem que os equipes de vendas de algumas marcas convenceram aos usuários de que os custosos switches Ethernet e as soluções de cablagem estruturado são as únicas formas de migrar para IP. No entanto, a realidade é que o uso da infraestrutura existente não só é a solução mais efetiva, senão que as vezes pode ser a única possível.

De fato, existem cálculos comparativos frente a economia que se obtém utilizando o cablagem existente. Estas poupanças dependem de fatores como o custo da mão de obra local, quantidade de câmaras e distancias a cobrir, entre outros.

Importa mencionar que as soluções LRPoE (por suas siglas em inglês Long Reach Power over Ethernet) oferecem todas as vantagens da tecnologia IP e permitem a segregação física, o qual e difícil de atingir com as práticas convencionais.

Para terminar, compartilho três dicas relevantes incluídas no documento da Frost & Sullivan:
1 As empresas devem considerar diferentes opções para estender suas redes IP, incluindo o uso do cablagem e da infraestrutura física existente. A este respeito, gostaria de acrescentar que aproveitar os cabos atuais é uma medida simples, visto que é suficiente com utilizar soluções EoC (Ethernet sobre Coaxial).

2 Os fornecedores de serviços “em nuvem” e IT devem oferecer opções de rede sobrepostas para seus clientes, que deve usar a infraestrutura física existente, permitindo o máximo nível de controle, ainda sob as premissas do usuário final.

3 As limitações físicas não podem parar as inovações corporativas, lembrem que o cabo coaxial é totalmente confiável e oferece vantagens adicionais, tais como atingir distâncias estendidas, resistência, durabilidade e possibilidade de enviar fluxos de vídeo mais compactos.

Em conclusão, para cada inconveniente há uma solução e a migração para IP, hoje é accessível, possível, rápida e duradoura, graças a soluções como os switches PoE e a Ethernet.

origem: http://nvtphybridge.com/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.