Evento acontece de 17 a 18 de setembro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo
A pirataria e a falsificação sempre foram um problema que gera perdas nas vendas, má experiência para os clientes, e em geral, uma adversidade para as marcas mais importantes do mundo. Neste contexto, a HID Global desenvolveu uma tecnologia que permite aos usuários verificar se um produto é original ou não com um simples toque em seu smartphone.
Essa capacidade é possível graças ao serviço chamado HID Trusted Tag que autentica de forma confiável os produtos, desde sua produção, passando pelas fases de distribuição, até o ponto de venda, onde o consumidor pode verificar sua originalidade com um simples toque.
Esta solução foi criada com a intenção de proteger as marcas contra as atividades do mercado negro e será apresentada na IoT Latin America 2019, uma das mais importantes feiras de tecnologia para ioT do Brasil e América Latina, a ser realizada no Pro Magno Centro de Eventos em São Paulo, entre os dias 17 e 18 de setembro.
O Trusted Tag combina os serviços de autenticação em nuvem da HID com suas etiquetas NFC, disponíveis em vários formatos para uma ampla variedade de formas e tamanhos de produtos que requerem verificação da marca.
As etiquetas NFC são inseridas em cada produto durante o processo de fabricação e são lidas facilmente com smartphones com tecnologia NFC (Android e iOS v11 e versões mais recentes). Os recursos criptográficos avançados das etiquetas incorporadas tornam impossível cloná-las ou copiá-las, enquanto os recursos de segurança estendidos do serviço de autenticação na nuvem permitem a autenticação da marca que preserva a privacidade, bem como a interação do consumidor em um ambiente fechado e confiável.
“Como pioneira da proteção da marca, a HID Global é capaz de impulsionar a adoção em massa de serviços de proteção de marca para evitar que o consumidor seja enganado por produtos falsificados”, disse Mark Robinton, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação Estratégica da HID Global. “Nosso objetivo vai além de adicionar confiança à cadeia de suprimentos. Queremos abrir um canal seguro para uma estratégia de fidelização de cliente”, disse.
Tendência a nível mundial
Segundo o estudo “Falsificação e pirataria 2017”, realizado pela Associação Internacional de Marcas (INTA), estima-se que o comércio internacional de produtos falsificados e piratas atinja os 991 bilhões de dólares para o ano 2022.
Foi assim que empresas de todo o mundo já começaram a adotar esta tecnologia para lidar com esse crime. Um dos maiores casos, por exemplo, é a loja de bebidas Old Kempton Distillery (OKD) na Tasmânia, que usa os serviços Trusted Tag para proteger seus produtos no mercado global.