Com sete votos a favor TCU aprova edital do leilão 5G
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (25) o edital do leilão 5G, nova geração de internet móvel. O documento deve ser publicado em sete dias pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a previsão é de que o leilão ocorra ainda em outubro.
De acordo com a Agência Brasil, foram sete votos a favor da proposta contra um divergente, do ministro Aroldo Cedraz, que apontou problemas de cálculo do preço da aquisição dos direitos de exploração das faixas de frequência.
O intuito do governo é que até julho de 2022, todas as 27 capitais brasileiras tenham cobertura 5G
As empresas vencedoras do leilão aptas para oferecer o serviço, terão, contudo, algumas obrigações de investimentos a cumprir.
O que o 5G tem de diferente?
A tecnologia 5G prevê a oferta de uma internet com baixa latência, o que deve acelerar a entrega das informações e, consequentemente, sua velocidade.
Com a otimização da velocidade, a ideia é que o 5G traga mais segurança e estabilidade, além da ampliação do alcance.
Assim, a expectativa é de que a tecnologia provoque uma revolução e evolução em diversos setores, como agronegócio, portos, educação, medicina e segurança pública, conforme analisou o ministro das Comunicações.
origem: https://olhardigital.com.br/2021/08/26/pro/com-sete-votos-a-favor-tcu-aprova-edital-do-leilao-5g/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br