6 metaversos que já existiam antes do Facebook Horizon
Antes do termo “metaverso” ser usado pelo Facebook para designar seu mundo virtual persistente, outros projetos semelhantes já existiam há muito tempo. O Facebook Horizon é a solução da Meta, que adotou o nome em referência ao seu novo produto, para desbravar o universo de realidade virtual, só que outros projetos estão por aí há décadas.
A visão de Mark Zuckerberg é de uma internet incorporada, onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo em vez de apenas vê-lo. A ideia é levar as pessoas para dentro, como se elas estivessem andando na rua ou trabalhando em um escritório. Além disso, por meio dos avatares digitais, cada usuário poderia experimentar sensações que hoje são impossíveis apenas ao ver um vídeo ou acessar uma página da web.
Tudo isso pode parecer uma visão altamente futurista e ambiciosa, mas não é. O conceito de metaverso existe há muitos anos e já existem projetos com quase 30 anos de mercado rodando por aí sem fazer sucesso algum.
O Canaltech preparou uma lista com alguns dos principais metaversos que já existiam antes do Facebook Horizon.
6. AllSeated
O AllSeated é uma startup que trabalha há muitos anos para criar um ambiente virtual específico para a realização de eventos. O projeto nasceu em 2015 com o ambicioso projeto de trazer eficiência operacional no planejamento e na execução de conferências, feiras, shows, workshops e diversos outros formatos de eventos.
5. MOO
O MOO é um ambiente online destinado a jogos multiplayer. Lá pelos anos de 1994, Ethan Zuckerman e Daniel Beck esboçaram seus planos para criar um metaverso inspirado no conceito de Neal Stephenson — que, inclusive, está criando um metaverso próprio — no livro Snow Crash (1992).
4. OZ Virtual
O OZ Virtual foi um metaverso com avatares 3D criados por uma empresa da Islândia chamada OZ Interactive. A plataforma usava o Virtual Reality Modeling Language (VRML 2.0) para criar uma experiência de realidade virtual via internet que permitia aos usuários interagir entre si.
3. Second Life
O Second Life é o mais famoso dos metaversos, provavelmente por ter sido o mais complexo já lançado. Quando a Linden Lab lançou o produto, em 2023, usuários e a mídia especializada ficaram extremamente entusiasmados com as possibilidades. Empresas e universidades compraram ilhas, construíram prédios e até lançaram produtos voltados para o mundo digital.
2. VRChat
O VRChat é um mundo virtual criado para que as pessoas possam conversar umas com as outras usando avatares personalizados e explorando diversos ambientes. O sistema pode ser acessado com ou sem VR, mas são os óculos de realidade virtual que dão um toque especial.
1. There
O There foi um dos primeiros e mais completos mundos virtuais a apresentar uma proposta similar aos metaversos atuais. Lá em 2003, a dupla de desenvolvedores Will Harvey e Jeffrey Ventrella criaram uma plataforma com avatares personalizáveis e um mundo totalmente mutável, acessível via internet.
origem: https://canaltech.com.br/internet/6-metaversos-que-ja-existiam-antes-do-facebook-horizon/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br