Bairro inteligente de Foz do Iguaçu terá câmeras de reconhecimento facial e monitoramento de veículos
Vila A passará por testes e validações de tecnologias; programa foi lançado, nesta terça-feira (28), com patrocínio da Itaipu e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
A Vila A, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, contará com luminárias com câmeras de reconhecimento facial e monitoramento de veículos, pois será um bairro inteligente, segundo a Itaipu Binacional. O lançamento do projeto ocorreu nesta terça-feira (28).
O programa fará do bairro um ambiente de testes e validações de tecnologias, e tem como objetivo oferecer mais segurança e mobilidade aos moradores. A iniciativa deve começar a ser implantada nos próximos meses, com recursos da Itaipu Binacional e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O trabalho tem ainda a parceria do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da prefeitura de Foz do Iguaçu. A região da Vila A Inteligente conta com cerca de 2,1 mil residências, com aproximadamente 6,1 mil moradores, segundo a prefeitura.
De acordo com a Itaipu, a Vila A será o 1º Bairro Inteligente do Brasil.
Conforme a programa, a iniciativa trata-se da implantação de tecnologias inteligentes, como pontos de ônibus e semáforos inteligentes, rede wi-fi pública e centro de controle operacional.
A previsão é de que o projeto dure 36 meses, com investimento de R$ 10,7 milhões.
Testes de tecnologias
Para que o programa fosse realizado em Foz do Iguaçu, o município instituiu em junho, por meio de decreto, o “Programa SandBox”, que autoriza Foz do Iguaçu ter ambientes experimentais para a inovação científica, tecnológica e empreendedora.
O Programa Vila A Inteligente faz parte do Acelera Foz, que tem o objetivo de diversificar a economia da cidade. A expectativa é de que o bairro de testes atraia empresas de base tecnológica e startups.
A validação das tecnologias permitirá a reaplicação da iniciativa em outros bairros de Foz do Iguaçu e até em outras cidades, conforme a Itaipu.
origem: G1
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’