O governo federal anunciou nesta terça-feira (15) o início de um projeto piloto com câmeras de reconhecimento facial nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
De acordo com a diretora da secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Fabiana Todesco, o novo método de comprovação tirará as preocupações dos passageiros com documentação ou bateria do celular, por exemplo.
Por ora, o projeto está presente em uma única companhia aérea e em poucos voos. O procedimento é realizado através de um aplicativo onde o passageiro fornece o número do seu CPF e uma foto do rosto.
Em seguida, o aplicativo cruza as informações fornecidas com o banco de dados do governo federal para comprovar a identidade daquela pessoa.
Futuramente, espera-se que os cartões de embarque sejam deixados de lado e que todo o processo para viajar funcione por meio de aplicativos das próprias empresas de aviação. Serão instalados totens com leitores digitais que realizarão o reconhecimento facial no momento em que o passageiro entra na sala de espera dos aeroportos e antes dele embarcar na aeronave.
origem: https://olhardigital.com.br/2021/06/15/seguranca/governo-federal-comeca-a-testar-reconhecimento-facial-em-aeroportos/
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br