Programa quebra a criptografia do HD-DVD e permite copiar filmes
Um usuário anônimo utilizando o apelido “muslix64″ publicou , no fórum do site especializado em DVD Doom9, uma ferramenta capaz de decodificar filmes HD-DVD.
O HD-DVD é protegido pelo sistema de criptografia AACS, que é uma versão melhorada do CSS utilizado no DVD comum. Os filmes decodificados pela ferramenta podem ser salvos no disco rígido do usuário.
Cada fabricante de players e drives que lêem os vídeos nos formatos de alta definição recebe uma chave. Essa chave, que deve ser protegida, é usada pelo dispositivo para decodificar uma segunda chave, presente no disco, que por sua vez é usada para reproduzir o filme. Obtendo-se a chave decodificada do filme, é possível salvá-lo para o disco. Em uma situação normal, entretanto, não é possível conseguir essa chave final sem antes obter a chave utilizada pelo dispositivo de leitura.
Caso um fabricante não proteja sua chave de forma adequada, a especificação do AACS permite que as chaves AACS roubadas, que poderiam ser usadas para salvar e distribuir os filmes, sejam desativadas. Qualquer player que utilize aquela chave não será mais capaz de reproduzir filmes e os piratas virtuais não poderão mais usá-la em novos filmes, que não aceitarão mais aquela chave.
O programa lançado, ao invés de depender das chaves utilizadas nos drives responsáveis pela leitura dos discos, necessita da chave final utilizada para a decodicação, que está presente dentro do disco de forma codificada. O autor do programa revela que conseguiu capturar essa chave da memória do programa utilizado para reproduzir os filmes. Essa chave, ao contrário da utilizada pelos leitores HD-DVD, está dentro do disco do próprio filme e não pode ser desativada, porém precisa ser capturada individualmente para cada filme.
O desconhecido muslix64 publicou também um vídeo demonstrando o funcionamento do seu programa. O software provavelmente não é ilegal, pois não inclui as chaves necessárias para copiar qualquer filme. O usuário deve obter essas chaves sozinho. No vídeo, a parte da tela que exibiria as chaves foi coberta por uma tarja preta pelo próprio muslix64.
Na documentação incluída com o programa, o autor da ferramenta diz que espera que o programa seja apenas usado para fazer cópias legais e pessoais, como forma de segurança contra possíveis erros ou defeitos que possam ocorrer com o disco original. Ele explica que discos HD-DVD são frágeis devido a alta densidade de informações e pequenos arranhões ou sujeiras podem causar danos ao vídeo.
Discos Blu-Ray, que competem com os HD-DVDs no campo de vídeos de alta definição, também utilizam o AACS, mas eles possuem uma proteção adicional chamada BD+. O formato HD-DVD não possui essa proteção e, nos olhos dos estúdios, pode estar agora com uma desvantagem na área de segurança.
Fonte:http://www.totalsecurity.com.br/article.php?sid=2735&order=0
Rozimar
Editora de Notícias
Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
rozi@guiadocftv.com.br