Em uma lista de coisas que realmente incomodam certamente apareceria
o barulho insistente do alarme de um carro deixado na rua ou no
estacionamento do prédio ou do supermercado.
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[Imagem: Sencun Zhu] |
Esse incômodo, contudo, pode estar com os dias contados, graças a
uma rede de monitoramento cooperativa e silenciosa, cujos sensores
poderão ser instalados nos carros e nos estacionamentos, tanto públicos
quanto nos estacionamentos dos edifícios.
Sensores cooperativos
Quando um carro estaciona e suas portas são fechadas o sensor
instalado nele envia um sinal apresentando-se à rede do estacionamento
ou do quarteirão. Os sensores de todos os carros à sua volta também
recebem o sinal e incorporam o novo carro em sua rede.
Periodicamente, cada carro envia um sinal simples, na forma de broadcast,
reafirmando sua localização e presença na rede. Quando o motorista
destrava a porta, o sensor envia um sinal de desconexão à rede.
Alarme inteligente
O aspecto de segurança emerge quando um carro tenta deixar a rede
sem enviar o sinal de desconexão, ou seja, quando alguém que não tem a
chave tenta levá-lo. Ao não receber o sinal de "estou aqui" do carro, e
depois de checar essa informação com todos os carros vizinhos que o
receberam na última vez, a rede dispara o seu alarme, que não será um
ruído pronto a incomodar toda a vizinhança.
Esse alarme pode ser um alerta no monitor localizado na
administração do estacionamento, uma mensagem transmitida para o
celular do proprietário do carro ou um alerta enviado para a empresa de
monitoramento ou até mesmo diretamente para a delegacia de polícia mais
próxima.
Sensores passivos
Para que o sistema não possa ser facilmente desativado através da
manipulação do sistema elétrico do veículo, como ocorre com muitos
alarmes atuais, cada carro contará também com sensores passivos, que
são ativados tão logo o sensor principal deixe de lhes enviar seu sinal
de funcionamento.
Rastreamento do carro roubado
Nos países desenvolvidos, grande parte dos semáforos já possuem
sistemas de comunicação sem fio para detectar o volume de tráfego e
ajustar suas temporizações. Os pesquisadores afirmam que esses mesmos
sensores, sem nenhuma modificação, poderão ser utilizados para rastrear
um carro que tenha sido roubado, utilizando os sensores passivos
instalados no automóvel.
"Os sensores que nós já estamos testando têm o tamanho de uma moeda
de um dólar," explica o engenheiro Sencun Zhu. "Nós eventualmente os
faremos com apenas cerca de um milímetro cúbico, pequeno o suficiente
para ser incorporado em um tíquete de estacionamento e muito barato
para se fabricar."
Origem: Site Inovação Tecnológica
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
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