Ícone do site GuiadoCFTV

Nova tecnologia para condomínios impede entrada de veículos sem autorização

Listen to this article

Através da leitura de placas, é possível aumentar o rigor no controle de acesso ao não depender de avaliação humana para evitar invasões. 

A fabricante sueca Axis Communications e a desenvolvedora brasileira Pegasus Tecnologia, que atuam no setor de videomonitoramento, lançaram um sistema de controle de acesso com leitura de placas embarcado nas câmeras, para aprimorar a segurança de estacionamentos em condomínios residenciais e comerciais. O sistema PlateView Embedded impede a entrada de veículos não-cadastrados e registra os horários de entrada e saída dos veículos cadastrados, permitindo que o porteiro se concentre em outras funções.

Criado no Brasil, o PlateView Embedded responde à crescente demanda por um controle mais rigoroso no acesso de fornecedores, empregados e visitantes em condomínios verticais e horizontais, com uma combinação inédita de tecnologias que elevam a segurança dos moradores. Nos condomínios que contam com garagista ou segurança exclusivamente para verificar a chegada de veículos, é possível liberar o profissional para outras atividades.

A própria câmera faz o processamento e armazenamento das imagens, dispensando investimentos em servidor e storage. Com resolução Full HD, a câmera AXIS M1125-E captura as placas dos veículos e opera, por si só, os algorítmos do software da Pegasus. Entre a leitura da placa e a liberação do portão, o tempo total é de até dois segundos. Caso a placa não corresponda às listadas na base de placas autorizadas, o portão permanece fechado. 

A gestão das listas de placas é feita através de uma interface amigável, em Português, que permite acrescentar ou retirar autorizações facilmente. “Se um contrato de aluguel se encerra, por exemplo, é possível listar a placa do veículo do ex-morador para impedir seu acesso, mesmo que ele conheça o porteiro”, explica Amaro Monteiro, diretor da Pegasus Tecnologia.

Além disso, todos os horários de entradas e saídas de cada veículo ficam registrados no cartão de memória inserido na câmera. Ao utilizar o cartão de memória AXIS microSDXC com espaço de 64GB, o condomínio pode cadastrar até mil veículos por câmera.

Condomínios que preferirem manter seus atuais sistemas de controle de acesso veicular, automatizados ou não, poderão utilizar a nova tecnologia de leitura de placas como um reforço à segurança atual. Quando o sistema identificar um veículo não cadastrado ou em lista negra, poderá enviar um alerta à portaria ou e-mail ao síndico, sem no entanto impedir ou liberar qualquer acesso.

Para Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis, a possibilidade de utilizar a solução tanto para o controle de portões quanto apenas reforçando a segurança dos moradores com alertas mostra que o lançamento pode ser aplicado em qualquer situação. “Não importa se o condomínio prefere controlar o portão por outros meios: agora, os moradores podem proteger seu espaço contra o ingresso de prestadores de serviço desautorizados, visitantes indesejados e qualquer veículo usado por potenciais criminosos”, afirma Junqueira.

A solução de leitura de placas composta por câmera AXIS M1125-E, licença PlateView Embedded permanente, suporte anual da Pegasus e cartão de memória de 64GB otimizado para videomonitoramento tem preço sugerido ao cliente final de R$ 9.916, mais impostos estaduais. 

origem: http://www.pegasustec.com.br/#!plateview-embedded/cfda


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile