Avanços tecnológicos, queda no preço dos produtos e aumento da violência fez com que procura aumentasse e fábrica catarinense se destacasse no cenário nacional.
Aquela ideia, de ter uma ‘casa inteligente’ e as informações na palma da mão, já é realidade. Você tem as imagens da sua casa no celular, e sabe quando seu filho está chegando, se entrou com segurança, e assim começa a ficar mais tranquilo”, afirma o diretor de Segurança Eletrônica da Intelbras, Henrique Fernandez, que coordena uma das unidades que mais tem gerado crescimento à empresa catarinense.
Fundada em 1976, a empresa fabrica equipamentos para telecom, redes e segurança. Porém, o aumento da violência urbana, aliado às inovações tecnológicas e o investimento no desenvolvimento de novos produtos fez com que este último segmento se destacasse. Em 2017, o faturamento da Intelbras foi de R$ 1,6 bilhões, sendo que o setor de segurança já representa 40% dos negócios da empresa, segundo Fernandez.
Conforme o diretor, há algumas décadas a empresa já se destaca na fabricação de sistemas de monitoramento, mas inicialmente para setores públicos e empresariais. Contudo, nos últimos anos os produtos se tornaram acessíveis a todos os tipos de consumidores.
“Não só a necessidade é crescente, como houve uma queda no preço dos produtos, o que tornou os equipamentos mais baratos, além de uma qualidade de imagem muito superior. Isso tudo gerou aumento na demanda e oportunidades à empresa”, afirma o diretor.
Neste sentido, apesar
das empresas de monitoramento continuarem como aliadas, principalmente quando os moradores não estão em casa, as inovações permitem um acompanhamento pelas próprias pessoas, o que ajuda a dar uma sensação de segurança.
“É essa sensação de tranquilidade que muitas pessoas procuram. Uma segurança que está no bolso, na palma da mão, como há alguns anos já se fala, mas que agora é realmente possível”, comenta Fernandez.
Para o diretor, apesar de existirem concorrentes, a empresa catarinense é líder de mercado na maioria dos setores em que atua, e, além de pioneirismo, o diretor também justifica como causa desse sucesso os investimentos constantes em inovações e também o treinamento.
Com o crescimento da empresa, além da matriz e uma filial em São José, na Grande Florianópolis, a Intelbras ainda tem filiais em Minas Gerais e no Amazonas e um escritório na China, totalizando 3 mil colaboradores e centenas de produtos no portfólio.
“Temos soluções para grandes, médias e pequenas empresas e também consumidores. Desde equipamentos como câmeras de TV, gravador de imagens, painéis de
alarme, sistema de
controle de acesso, fechaduras eletrônicas, controle de incêndio, além de softwares que integram as soluções, como sistemas de
alarme junto com sistemas de câmeras, que estão entre as principais inovações”, explica o diretor.
E mesmo exportando para 20 países, Fernandez garante que a empresa ainda tem muito para crescer no mercado brasileiro. “Temos planos de expansão para fora do Brasil, mas ainda temos muito mercado para explorar no Brasil. Todos precisamos de soluções para nos sentirmos mais seguros”, finaliza ele.
Origem: G1
Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
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