Prefeitura distribui cartilhas de segurança para combater roubos
Os novos guardas civis municipais de Valinhos, chamados por meio de concurso público, promoveram a distribuição de cartilhas de orientação sobre segurança pública, em ruas e estabelecimentos comerciais no centro da cidade.
O material, elaborado pela prefeitura, conta com a especificação da atuação de cada polícia, da Secretaria de Defesa do Cidadão e Guarda Civil Municipal (GCM), além de dicas de segurança e telefones úteis. O secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães, disse que a atividade se soma ao treinamento realizado com a GCM, e tem o objetivo de iniciar a aproximação dos servidores com a comunidade.
"Esse trabalho de conscientização sobre segurança pública possibilitará a maior integração dos serviços policiais; a divulgação dos telefones úteis e, em especial, o 153 da Guarda Civil Municipal, assim como a participação efetiva da população, de acordo com a Constituição Federal, artigo 144", disse.
Ruyrillo acrescentou que, posteriormente, as cartilhas serão entregues em escolas, postos de saúde, rodoviária, entre outros. O secretário destacou também que o prefeito Marcos José da Silva (PMDB), desde 2005, tem contribuído com a segurança pública ao investir na infraestrutura da Guarda. Entre os investimentos estão a capacitação dos guardas, por meio de cursos; na compra de equipamentos, como armas e uniformes; na aquisição de novas viaturas e motos; na melhora do canil municipal e no sistema de inteligência, integrando a GCM a sistemas modernos dos governos federal e estadual, e constante integração com as polícias Civil e Militar.
O proprietário da loja Doces e Festas Valinhos, Delfim Vertini Alves, aprovou a iniciativa da administração pública. "Para nós comerciantes, as orientações contidas na cartilha são importantes para o nosso dia a dia. Ficamos informados sobre os procedimentos que devemos tomar diante de certas situações, assim como os telefones úteis que precisamos sempre ter em mãos", ressaltou
.A funcionária da loja Brugli Calçados, Adriana Martins Napoli, também aprovou a cartilha. "A gente acha que nunca vai acontecer com a gente, mas infelizmente não é bem assim. Já tive uma pessoa da família que foi assaltada na saída de um banco. Gostei do conteúdo da cartilha, das dicas de como nos protegermos", contou.