A implantação de um Centro de Inteligência e Segurança Integrada de Mato Grosso, composto por integrantes das polícias Federal, Judiciária Civil, Militar e outros órgãos de segurança, está inserida no cronograma de obras que visam preparar Cuiabá para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O projeto básico está avaliado em R$ 50 milhões, conforme informou o presidente da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), Eder Moraes.
Segundo Eder, o centro servirá para ampliar a segurança na capital, principalmente no período da Copa, mas ele frisa que, além disso, a obra será mais um legado para Mato Grosso após o Mundial de Futebol. "O centro ficará responsável pelo controle do sistema de segurança como um todo", frisou, ao afirmar ainda que, após a conclusão do projeto, a obra será licitada e executada em, no máximo, 18 meses.
O centro será construído em um terreno localizado na Avenida André Maggi, no Centro Político Administrativo, região onde se concentram os órgãos públicos estaduais. Já o combate à criminalidade na região de fronteira será feito por meio de equipamentos via satélite importados da Rússia, para onde o governador Silval Barbosa (PMDB) viajará no início da próxima semana. A previsão inicial do custo desse sistema tecnológico de monitoramento é de R$ 14 milhões, ainda segundo o presidente da Agecopa. A melhoria da segurança é uma das exigências da Federação Internacional do Futebol (Fifa) às 12 subsedes da Copa.
Origem: ABESE
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: