SSP-AM vai colocar policiais descaracterizados nas ruas para inibir assaltos em Manaus
De acordo com o Secretário de Segurança Pública, a nova operação pretende levar ‘intranquilidade’ aos criminosos
Policiais à paisana em viaturas descaracterizadas, alocados em zonas e pontos estratégicos, em especial aqueles com maior incidência de roubos, fazem parte da nova linha de ação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) em ofensiva lançada ontem contra assaltos e a “microcriminalidade”. Batizada de “Operação Pescador”, a iniciativa reunirá agentes da polícia, até mesmo os que atualmente estão em funções administrativas, para somar forças contra roubos praticados em pontos de ônibus, coletivos e vias públicas, em grande parte realizados por bandidos que usam motocicletas e veículos roubados.
O Grupo FERA, o COE, a Rocam e dois helicópteros do sistema de segurança estão integrados na operação, com efetivos das polícias Civil e Militar.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, além de garantir mais segurança ao cidadão comum, a meta da ação é proporcionar “intranquilidade” aos bandidos. “Nosso objetivo é tirar a tranquilidade do criminoso sem que ele saiba onde nós estaremos e em que momento agiremos”, afirmou. “É uma operação planejada como forma de cobrir toda a cidade de Manaus, em locais estratégicos, dando tranquilidade à nossa população e tirando a facilidade de infratores que perturbam a rotina da nossa cidade”, disse.
A Secretaria de Segurança Pública fará, ainda este mês, um “chamamento público”, por meio de edital, para que pessoas jurídicas passem a integrar o sistema de monitoramento de segurança feito por câmeras e gerenciado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
O titular da SSP/AM, Sérgio Fontes, admite que, atualmente, as 232 câmeras espalhadas pela cidade e monitoradas pelo CICC não são suficientes para cobrir toda a capital. “Há locais que não alcançamos, especialmente na periferia, por causa da fibra ótica”, justificou ele.
A inclusão do monitoramento feito por empresas, condomínios e bancos, cujas câmeras, muitas vezes, captam a movimentação em via pública, vai auxiliar o sistema de segurança a ampliar a capacidade de vigilância. “Isso vai triplicar nosso monitoramento por câmera”, disse Sérgio Fontes. O acordo com as empresas será feita por convênio.
origem: http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Amazonia-SSP-AM-policiais-descaracterizados-assaltos-Manaus_0_1391260862.html
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’