Balneário Camboriú estreia reconhecimento facial; câmeras já identificaram foragido
A Secretaria de Estado de Segurança Pública reativou em Balneário Camboriú o projeto Bem-te-vi, com 63 câmeras de monitoramento – 24 delas com tecnologia de leitura de placas e reconhecimento facial. A cidade estava fora do programa estadual desde 2015, quando a SSP recolheu as câmeras porque faltava linha de transmissão por fibra ótica, que era responsabilidade do município.
A reativação do projeto foi feita em parceria entre Estado e prefeitura. A SSP entrou com os equipamentos e investiu R$ 350 mil; o município pagará R$ 120 mil por ano para a manutenção da rede e transmissão de dados. Esta é a primeira fase do programa, que deve chegar a 300 câmeras. O edital de licitação para os aparelhos está prestes a ser lançado, e a expectativa é que o sistema esteja completo e instalado até o final da temporada de verão.
Alerta em tempo real
Tenente Rodrigo Schmitt, chefe da Central Regional de Emergência, explica que esta primeira fase servirá para a adaptação das forças de segurança à nova tecnologia. As informações geradas pelas câmeras de alta precisão, que estão interligadas ao sistema do Detran e à base de dados sobre foragidos no Estado, são emitidas em tempo real por meio de alertas aos policiais e guardas municipais de plantão.
Foragido identificado
Na semana passada, o sistema, que já está em funcionamento, reconheceu em Balneário Camboriú pela primeira vez um foragido da Justiça. O homem tinha um mandado de prisão ativo desde abril, e foi identificado por uma das câmeras instaladas no Centro. Foi detido e encaminhado ao sistema prisional.
As primeiras câmeras estão distribuídas por locais de grande circulação de pessoas e onde são maiores os índices de criminalidade. Há equipamentos em praticamente todos os bairros da cidade. Quando o programa estiver completo, com 300 câmeras ativas, a ideia é que toda a cidade esteja monitorada.
Origem: nsc total
Sirlei Madruga de Oliveira
sirlei@guiadocftv.com.br
Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br