Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE) possui aproximadamente 70 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, além das instalações em demais equipamentos públicos
Bertioga reestruturou o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE) para ampliar os serviços no Município. A central de emergência 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) agora está integrada ao COIBE e contará com apoio dos departamentos de Trânsito e Operações Ambientais (DOA), Polícia Militar e Delegacia Civil, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
O atendimento centralizado no 153 fará a distribuição das denúncias para os agentes de segurança que estiverem em plantão nas ruas e viaturas. O COIBE também fará o controle em tempo real do transporte público e de todas as viaturas de segurança do Município.
Antes da reestruturação, o plantão no COIBE era realizado por GCMs, agora, o equipamento também conta com acentos para Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que poderão compor a central de monitoramento.
O COIBE possui aproximadamente 70 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, 500 câmaras instaladas nas unidades de ensino, saúde e nas Vilas do Bem e 50 câmeras de vídeo OCR (que fazem leitura de placas de veículos), cujas imagens serão disponibilizadas para Polícia Militar através do sistema “Detecta”.
O Detecta é uma tecnologia firmada em convênio com a secretaria Estadual de Segurança Pública, que integra a base de dados criminal do Estado ao COIBE, com objetivo principal de detectar placas de veículos que foram usados em crimes em qualquer lugar do Estado. Ao passar pelas câmeras, o “Detecta” será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança para a população bertioguense.
As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do COIBE. As imagens de até são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadas, identificando localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br