Câmeras de monitoramento em Altamira ampliam a segurança pública
Governador Helder Barbalho entregou os equipamentos com reconhecimento facial e de placas de veículos, e ressaltou a importância dessa tecnologia
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta terça-feira (28), ao município de Altamira, na região Oeste, novas câmeras de videomonitoramento e inteligência artificial, com sistema de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos.
O investimento, que amplia os mecanismos de segurança pública, faz parte da estratégia de expansão do monitoramento pelo interior.
Com mais de 117 mil habitantes e sediando grandes projetos de infraestrutura, que atraem milhares de pessoas de várias regiões e até de outros estados, Altamira convive com o aumento da pressão sobre os serviços públicos.
Combate à criminalidade – O governador Helder Barbalho, ao entregar os equipamentos, destacou ainda que “os equipamento também farão o monitoramento visual de quem estiver foragido do sistema prisional. O rosto do cidadão será identificado pelas câmeras de monitoramento com inteligência artificial, e assim haverá o alerta à polícia para fazer a captura daquele foragido do sistema penal que estiver circulando aqui, em Altamira. Isso é garantir maior segurança para a população”.
As imagens registradas pelas câmeras serão monitoradas pelo Núcleo Integrado de Operações de Altamira (Niop), transmitidas e analisadas no Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Segup. As câmeras funcionam com o sistema Iris (Integração de Registros para Identificação de Suspeitos), que faz a leitura e análise da identificação facial e de veículos. Essa tecnologia já está presente em diversos municípios do Pará, contribuído para o êxito do trabalho das forças de segurança no enfrentamento à violência.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br