Viatura elétrica da Guarda de Florianópolis é equipada com soluções de segurança eletrônica e energia solar da Intelbras
A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, equipou uma viatura elétrica da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) com suas tecnologias de monitoramento e rastreamento (TMR) e solução de energia solar. O protótipo do projeto esteve na Matriz da companhia em São José (SC), na última segunda-feira (13), onde foi recebido por autoridades da Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, bem como da Guarda Municipal de Florianópolis.
A viatura, que está em fase de testes, tem como objetivo ser utilizada em locais em que exista a necessidade de maior policiamento dos cidadãos, mas que não interfira em seu bem-estar, como praças, orlas de praias, concertos etc. O veículo também pode dar suporte em eventos, passeatas e outros e já foi testado em celebrações esportivas, como no IRONMAN.
Soluções de segurança e energia presentes na viatura elétrica
A solução TMR compreende tecnologias de hardware e software para aplicações móveis, com foco na utilização de vídeo e inteligência artificial para monitoramento de eventos e esclarecimento de acidentes. Para a Guarda Municipal, a utilização dessa tecnologia embarcada auxilia no monitoramento das áreas onde a viatura é utilizada, além de atuar como aliada no esclarecimento de eventos por meio de gravação das imagens.
O carro é um modelo Twizy da marca Renault, totalmente elétrico e alimentado por meio de baterias e conta com uma solução de inteligência artificial da Intelbras, composta por um gravador de vídeo veicular e câmeras que podem realizar o reconhecimento de faces e detectar, por exemplo, o rosto de uma pessoa procurada – como o de placas de outros veículos. Para complementar, o veículo conta com uma solução de energia solar off-grid da Intelbras, que é um tipo de sistema de geração própria de energia elétrica. No caso, o equipamento capta a energia solar, o que diminui também a energia utilizada pelo gravador, o que contribui para a sustentabilidade.
“A Intelbras desenvolve soluções inteligentes para garantir mais conforto e segurança à população e iniciar esse projeto com a Guarda Municipal de Florianópolis é muito importante. As tecnologias presentes no veículo fazem parte de um trabalho intensivo das unidades de pesquisa e desenvolvimento da companhia, mostrando que integrar soluções amplia os benefícios à comunidade”, explica Washington de Freitas, Diretor de vendas da unidade de Segurança Eletrônica da Intelbras.
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br