A vaga para estacionar está muito estreita? Então, antes de manobrar, saia do carro, feche a porta, fique à frente do veículo e aponte o controle remoto na direção dele.
Pronto, o veículo seguindo seus comandos se encarregará de fazer tudo sozinho. Esta é a nova proposta do sistema de assistência de estacionamento da Volkswagen, que está sendo apresentada pela montadora na Feira Industrial de Hanover, na Alemanha.
Utilizada inicialmente em protótipos do Passat, a tecnologia, em desenvolvimento e ainda sem data certa para ser lançada no mercado, dará ao motorista a possibilidade de estacionar o carro, com precisão, em vagas estreitas e perpendiculares, pois muitas delas exigem que o motorista faça “malabarismo” para sair do veículo sem riscar a porta do carro. O sistema é uma evolução do “Park Assist”, tecnologia existente em modelos como o Tiguan e o próprio Passat, mas que ainda requer comandos de aceleração e frenagem.
Como funciona
Duas câmeras localizadas nos espelhos retrovisores externos do carro serão responsáveis por “medir” as dimensões da vaga. A partir daí, estes sinais de vídeo são transmitidos para um computador, que os analisa e envia os comandos para o sistema de direção. Assim que o motorista inicia a manobra “virtual”, o sistema direciona o carro para a vaga seguindo o curso previsto pelo computador.
Duas câmeras adicionais na dianteira e traseira do carro e alguns sensores de ultra-som ficam responsáveis em parar o veículo, quando necessário. O motorista também pode interromper a manobra em qualquer momento por intermédio do controle remoto.
Origem: http://www.parana-online.com.br/
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]