Sistema de vigilância está sendo construído na cidade de Chongqing e deve ser concluído num prazo de dois a três anos. Executivos da companhia não detalharam envolvimento da empresa no projeto
A Cisco Systems poderá integrar o ambicioso projeto de vigilância na China – uma rede com 500 mil câmeras. Segundo as autoridades chinesas, o projeto ajudará a combater o crime. Entretanto, defensores dos direitos humanos alertam que o objetivo pode ser o de perseguir opositores políticos.
O sistema está sendo construído na cidade de Chongqing e deve ser concluído num prazo de dois a três anos, além de estar entre os maiores e mais sofisticados projetos de vigilância por vídeo desse tipo no país. Batizado de "Chongqing Pacífica", o sistema foi planejado para tentar cobrir 500 mil cruzamentos, bairros e parques num território de cerca de 1.000 quilômetros quadrados, o equivalente a mais de dois terços da cidade de São Paulo.
Os aparatos para a segurança incluem desde software para censura de conteúdo na internet até sofisticados aparelhos de vigilância. De acordo com informações do jornal The Wall Street Journal, a Cisco está com as negociações avançadas para fornecer equipamentos de rede.
Os executivos da Cisco, com sede em San José, na Califórnia, não quiseram discutir o envolvimento da empresa em detalhes. Porém, um porta-voz afirmou que a companhia "não vendeu câmeras de vídeo ou soluções de vigilância por vídeo para nenhum dos projetos de infraestrutura na China." A Cisco é a maior fabricante mundial de equipamentos de rede, que incluem sistemas de roteamento e de conexão que transmitem dados entre computadores e conectam esses sistemas à internet.
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: