Por mais distante que estejamos do comportamento do povo americano, principalmente quando falamos de Internetdas Coisas ou Automação Residencial, é sempre interessante lermos os resultados de pesquisas feitas sobre estes assuntos.
Recentemente a PwC (PricewaterhouseCoopers) publicou um relatório sobre uma pesquisa que eles encomendaram a respeito da percepção do americano sobre as Casas Inteligentes. A pesquisa foi feita com 1000 moradores dos USA com idade entre 18 e 64 anos, durante o mês de outubro de 2016.
A pesquisa buscava respostas para as seguintes perguntas:
· Até que ponto os consumidores entendem o conceito de IoT e de Casa Inteligente?
· Estão os consumidores receptivos/animados com tecnologia inteligente dentro da residência?
· Quais os motivadores e benefícios que encorajarão a adoção de tecnologias de casa inteligente?
· Qual o grau de hesitação dos consumidores em experimentar esta tecnologia?
· O que pode estar impedindo esta adoção?
· Por quais benefícios da casa inteligentes estão preparados a pagar mais? Quais são considerados os mais valiosos?
· Qual o grau de satisfação dos consumidores atuais com os dispositivos inteligentes em suas casas e os aplicativos móveis?
· De quais empresas o consumidor estaria mais propenso em experimentar um dispositivo para a casa inteligente?
· O que os consumidores iriam querer se pudessem definir as especificações?
· Como lhes parece o futuro da casa inteligente?
O interessante desta pesquisa é ter trazido respostas mais claras e voltadas a entendermos o consumidor mais que o mercado. Abaixo apresento alguns dos resultados, aqueles que acho que mais se aproximam de uma realidade brasileira, presente ou futura. O relatório em si, publicado em inglês, é muito interessante e pode ser obtido neste link. Recomendo sua leitura completa (As imagens deste post foram retiradas deste relatório).
As principais descobertas desta pesquisa podem ser resumidas em:
· A maioria dos consumidores está familiarizado com a tecnologia de casa inteligente.
· Um em cada 4 usuários de internet nos USA possui um dispositivo de casa inteligente.
· Os quatro maiores motivadores para se ter um dispositivo inteligente são: economia, segurança, conforto e controle.
· A principal barreira para comprar um dispositivo inteligente é preço.
· A maior preocupação é a segurança das informações, mas esta preocupação é deixada de lado quando fica provado o valor de um determinado dispositivo.
· Pagamentos parcelados poderia ser um bom incentivo para a aquisição de dispositivos inteligentes.
· Os dispositivos inteligentes focados em segurança conseguem os melhores preços
· Os consumidores estão prontos a adquirir serviços adicionais depois de comprar o dispositivo, sendo a segurança aumentada o maior motivo para a compra de serviços.
· A maioria dos consumidores dizem estarem excitados com o futuro da tecnologia inteligente em suas residências.
Distribuição de Consumidores
Apenas 16% dos pesquisados do sexo masculino não possuem nem pretendem ter algum dispositivo inteligente na residência, enquanto que no sexo feminino esta fatia é de 30%.
Ao analisarmos a distribuição por faixa etária, vemos que a faixa de 35 a 49 anos de idade (as outras são 18 a 34 e 50 a 64) apresenta significativamente mais donos de dispositivos que as demais, mas também apresenta rejeição maior que a faixa de 18 a 34 anos de idade. Um resultado esperado é ver que a faixa de 50 a 64 é a que menos possui dispositivos inteligentes na residência e a que mais rejeita a tecnologia (39%). Mas esta mesma faixa etária mostra uma abertura a serem convencidos a entrarem na onda: 32% estão abertos a considerarem serem donos de dispositivos inteligentes no futuro.
Como seria o comportamento do mercado brasileiro? Vemos ou veremos uma diferença de respostas marcante entre os gêneros? Qual a faixa etária mais propensa no Brasil a buscar a casa inteligente no futuro próximo?
Motivações para os Donos de Dispositivos Inteligentes
Foi perguntado aos que já possuem algum dispositivo inteligente qual a maior motivação para a compra. As respostas foram mais ou menos esperadas, incluindo, como já citei, maior segurança, maior controle e maior conforto.
Contudo, algumas me chamaram a atenção. 8% foram motivados pelo simples fato de que uma de suas empresas de tecnologias favoritas lançou um produto novo. 10% compraram os produtos apenas porque tinham curiosidade e o preço era bom.
A maioria dos homens procurava segurança; já a maioria das mulheres queria conforto. A faixa etária de 18 a 24 buscava maior produtividade no seu dia-a-dia, a faixa de 25 a 49 maior conforto e a faixa de 50+ compraram por curiosidade e pelo preço acessível.
Etnicamente, os afro-americanos e os hispânicos queriam melhorar o seu padrão de vida.
Desmotivadores
Entre os que não possuem nenhum dispositivo inteligente instalado na sua residência, os principais motivos foram preço (42%), segurança das informações (17%) e, interessantemente, 7% acham que acabariam não usando os dispositivos.
Em resumo, a não ser que o produto atenda a uma necessidade especifica, resolva um determinado problema ou minimize um grande transtorno, o consumidor não consegue justificar a compra.
Esta já não é a situação no Brasil?
Satisfação
Uma conclusão da pesquisa que me deixou surpreso, principalmente considerando outros relatórios que andei lendo é que a grande maioria dos que possuem algum dispositivo inteligente na residência estão muito ou bastante satisfeitos (74% e 24% respectivamente) com os dispositivos e de forma similar com os aplicativos (70% e 26%).
Fornecedores
Uma pergunta interessante é sobre de quem as pessoas comprariam um dispositivo inteligente. Aqui, o interesse era em mapear o tipo de fornecedor e não diretamente uma marca. Interessantemente, a distribuição ficou muito equilibrada. Os mais citados foram:
· Fabricante de computador ou equipamentos tecnológicos
Ficaram em segundo plano, mas muito perto dos primeiros, alguns dos que eu consideraria como bons potenciais, como o fabricante de equipamentos eletrodomésticos e as lojas de revenda em geral.
Como o consumidor brasileiro reagiria ao ter dispositivos ofertados por estes tipos de empresa? Você compraria um sistema ou dispositivo do seu fornecedor de telefonia celular ou do seu provedor de internet?
O Dispositivo Perfeito
Quando perguntaram aos pesquisados o que eles colocariam nos seus dispositivos se pudessem projetá-los, as respostas foram:
· Encriptação
· Suporte técnico 24 horas por dia
· Facilidade de uso
· Capacidade de automatismo e customização
· Integração perfeita com outros dispositivos
· Aplicativo universal para todos os dispositivos
· Comando por voz
· Suporte online ao vivo
· Instalação e configuração de responsabilidade do fabricante
· Capacidade de análise comportamental
Um Espelho do Consumidor
Quase no final, o relatório cria uma definição bastante interessantes de tipos de consumidor:
· Usuários Atuais (26%)
o Sexo Masculino
o Entre 30 e 49 anos de idade
o Casado com filhos
o Entusiasta de tecnologia
o O primeiro entre seus amigos a comprar produtos tecnológicos
o Acredita que gasta tempo demais cuidando da residência
o Acredita que falta tempo durante o dia para fazer tudo que é preciso
· Possíveis Usuários (24%)
o Sexo masculino
o Entre 18 e 29 anos
o Acha importante ter a mais nova tecnologia mas se preocupa com o “trabalho” de ter a tecnologia
o Acha importante pesquisar antes de comprar produtos tecnológicos
o Acredita que gasta tempo demais cuidando da residência
o Coloca o preço como a maior barreira, mas estaria mais apto a gastar se o pagamento fosse parcelado
o Um grande motivador para compra seria uma única plataforma para controlar todos os dispositivos
· Aceitadores de Tecnologia (27%)
o Sexo feminino
o Entre 50 e 64 anos
o A tecnologia é um mal necessário, ao qual se entrega ocasionalmente
o Coloca o preço como a maior barreira, pagamento parcelado não muda a percepção
o Está motivado a comprar se o preço fosse mais em conta e se ajudar a economizar nas contas
o Quer que a instalação e configuração seja feita pelo provedor ou fabricante
· Rejeitadores de Tecnologia (23%)
o Sexo feminino
o Entre 50 e 64 anos
o Sem filhos em casa
o Em geral, não valoriza a tecnologia
o Espera por alguns anos antes de aderir a alguma nova tecnologia
o O tempo gasto cuidando da residência não é importante
o Coloca o preço como a maior barreira, pagamento parcelado não muda a percepção
Conclusão
O relatório é muito interessante e traz muitas informações novas ou redesenhadas. Se seus resultados não se aplicam ao Brasil, seria interessante analisarmos dois pontos:
o Brasil tem a tendência a seguir este tipo de mercado, de dispositivos inteligentes tratados de forma isolada ou continuaremos querendo sistemas completos, como hoje é o mercado de automação residencial?
Sirlei Madruga de Oliveira Editora do Guia do CFTV sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Privacy Overview (English)
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
GuiadoCFTV
Alguma dúvida relacionada ao AURESIDE traz mais uma Pesquisa Americana, sobre IoT?